Pensamento Ético dos Professores – o Lugar da Intuição e das Emoções
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_10Mots-clés:
Pensamento dos professores, ética, emoções, intuiçãoRésumé
Neste texto é feita uma análise de dados sobre o pensamento ético-deontológico de professores, recolhidos num estudo extensivo realizado com entrevistas junto de 40 professores de todos os níveis de ensino e com 1112 questionários aplicados a educadores de infância e professores de todos os ciclos de ensino não superior. Para aprofundar a questão acerca do papel da intuição no pensamento ético, são realçados e discutidos os dados relativos às perspectivas dos professores que enfatizam as componentes intuitivas e emocionais da ética profissional. Os dados dos questionários apontam para diferenças significativas entre professores, no sentido de serem os professores dos mais novos (educadores e professores de 1ºciclo do ensino básico), do género feminino e mais jovens na profissão que apresentam maiores índices relativos a uma perspectiva intuicionista, por comparação com os restantes. Estes dados são cruzados com os dados das entrevistas com vista a uma compreensão interpretativa.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2011-01-01
Comment citer
Viana-Caetano, A. P. (2011). Pensamento Ético dos Professores – o Lugar da Intuição e das Emoções. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 125-134. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_10
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.