Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura

  • Artur Renato Ortega Professor Adjunto I do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Silvana Weihermann Professora Adjunto III do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Tânia Maria Baibich Professora associada IV do departamento de teoria e prática da educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Resumo

Este artigo discute uma didática específica no campo da Pedagogia Universitária, no ensino de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Entende o diálogo gráfico como um método de produção e construção do conhecimento, e o desenho como elemento constituinte e determinante do processo, na relação professor‑aluno, no ateliê de projeto. Considera o diálogo gráfico como uma forma de inter‑relacionamento, encontro e responsabilidade, envolvendo sentidos e significados próprios da atividade interativa, da reflexão de idéias e das experiências dos sujeitos. Destaca a importância da prática docente, cujo conhecimento específico necessita da interlocução com os conhecimentos pedagógicos. Reconhece o aluno como participante ativo no processo, tornando‑se um desenhador co‑responsável pela construção do conhecimento, sujeito epistêmico da reflexão‑na‑ação. Acredita que o diálogo gráfico, no estudo da epistemologia da prática, pode constituir o estímulo, sob novas formas de diálogo, em outras áreas do conhecimento, desenhando uma educação de melhor qualidade.
  • Resumo visualizado = 83 vezes
  • PDF visualizado = 249 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-08
Como Citar
ORTEGA, Artur Renato; WEIHERMANN, Silvana; BAIBICH, Tânia Maria. Diálogos Gráficos: A Didática do Ateliê de Arquitetura. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. pp. 27-42, jul. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2320>. Acesso em: 23 jul. 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

pedagogia universitária; didática do ateliê de arquitetura; diálogo gráfico