A Pedagogia como Educação para o Pensamento Ativo
os projetos de John Dewey, Paulo Freire e Peter McLaren
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_54_2Palavras-chave:
Dewey, Democracia, Freire, conceito bancário de educação, Conceito bancário de educação, McLaren, AutotransformaçãoResumo
Em nosso estudo, analisamos algumas das reflexões incluídas no pensamento educacional de Dewey, Paulo Freire e Peter McLaren. Estes três pensadores, embora utilizando métodos diferentes, têm em nossa opinião um ponto em comum para mostrar que nenhum sistema educacional é neutro no que diz respeito à organização das sociedades: todos os sistemas educacionais visam formar um tipo particular de sociedade através da formação de uma mentalidade correspondente nos indivíduos. Os fundamentos éticos e políticos de uma sociedade se refletem em seu sistema educacional, portanto qualquer reforma da sociedade deve começar com a reforma de seu sistema educacional; além disso, é impossível que uma reforma da sociedade seja efetiva a menos que se baseie na reforma da educação. Com particular referência às observações de Dewey, concentramos nossa atenção em suas críticas a um sistema educacional baseado na passividade dos estudantes e na massificação dos estudantes. De fato, Dewey defende constantemente um sistema educacional que visa a individualização dos estudantes. Com relação às reflexões de Freire, apontamos para sua descoberta da opressão das classes baixas através dos sistemas tradicionais de ensino: a constante relegação dos alunos das classes oprimidas para uma condição de total passividade, objetivo do sistema educacional descrito por Freire como o conceito bancário de educação, destrói qualquer senso de aspiração de autonomia entre os próprios alunos. A autodepreciação dos alunos é o resultado do sistema educacional tradicional. McLaren salienta que o objetivo adequado de um bom sistema educacional deve ser a autotransformação e o empoderamento dos estudantes: os professores devem revelar as ligações entre o conhecimento, que é sempre uma construção social, e os interesses da classe dominante.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Portuguesa de Pedagogia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.