Morphological knowledge and learning new words

Autores/as

  • Terezinha Nunes University of Oxford
  • Peter Bryant University of Oxford
  • Deborah Evans University of Oxford

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_6

Palabras clave:

Conhecimento morfológico, morfemas, aprendizagem de vocabulário pelas crianças

Resumen

Partindo do princípio que o vocabulário das crianças é fundamental para a comunicação e a compreensão de textos escritos e para o sucesso escolar como um todo, este trabalho visa estudar um dos factores cognitivos que podem influenciar a aprendizagem de vocabulário pelas crianças – concretamente, a consciência morfológica. Os autores crêem que este conhecimento pode ser crucial para o desenvolvimento de métodos de promoção do desenvolvimento do vocabulário das crianças. O estudo que aqui se reporta demonstra que a consciência morfológica contribui para a capacidade de memorização de histórias e estímulos escritos, muito para além do papel que pode atribuir-se, nessa capacidade, às competências fonológicas dos indivíduos. A investigação conclui pela mais valia do desenvolvimento de competências morfológicas das crianças, mais ainda que as análogas competências em ortografia, como forma de promoção do alargamento do seu vocabulário.

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Publicado

2010-01-01

Cómo citar

Nunes, T., Bryant, P., & Evans, D. (2010). Morphological knowledge and learning new words. Revista Portuguesa De Pedagogia, (30 anos), p. 67-74. https://doi.org/10.14195/1647-8614_30anos_6

Número

Sección

Artigos