Vulnerabilização Digital da Democracia e Ação Educativa

Auteurs

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https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_05

Mots-clés:

Democracia, Ordem digital algorítmica, Vulnerabilização digital, Ação educativa

Résumé

Este artigo estuda as dinâmicas de vulnerabilização da democracia no contexto de uma nova ordem, a ordem digital algorítmica, e procura averiguar de que modo é que a educação pode ajudar a mitigar esse fenómeno. O artigo, apresentando novas conceitualizações e servindo-se da análise interpretativa para atingir os seus propósitos, faz a caracterização da ordem digital algorítmica na qual se situam as sociedades mais avançadas em digitalização e em algoritmização e, nesse quadro, desenvolve uma inquirição ao eventual papel das plataformas de redes sociais na vulnerabilização de elementos estruturantes da democracia, apoiando-se em investigações recentes sobre a matéria. Essa investigação atesta que as redes sociais digitais ameaçam efetivamente a democracia em algumas dimensões, levando a perguntar se isso é uma inevitabilidade ou se lhe podemos responder recorrendo à educação, considerando antes de mais a educação das faixas etárias jovens que frequentam as escolas. A linha argumentativa do artigo conclui a esse respeito que as democracias realmente existentes, consolidadas e emergentes, não estão condenadas a definhar sob a pressão dessa vulnerabilização e que a educação, mediante a estimulação para um care ou um cuidado democrático, pode ajudar na contenção desse fenómeno.

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Biographie de l'auteur

Manuel Barbosa, Université de Minho, Portugal.

Manuel Barbosa, Doutor em Educação (1996) pela Universidade do Minho. Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigador no Centro de Estudos em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

 

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Publiée

2024-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos