Tornar‑se Jovem ou Estudante: Um Desafio Desenvolvimental
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https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_4Mots-clés:
identidade, adolescência, ensino superior, ofício de alunoRésumé
Situando o estudante do ensino superior num percurso desenvolvimental que medeia a adolescência e a adultez, a construção da identidade assume‑se como uma tarefa desenvolvimental de referência. Focalizando a análise no desenvolvimento psicossocial do jovem adulto e usando como referencial teórico a conceptualização do ofício de aluno apresentada por Perrenoud (1995) e desenvolvido por Amado‑Tavares (2008) para aplicação no Ensino Superior, este trabalho pretende, através da análise do discurso de estudantes, refletir sobre a construção da sua identidade como tal. Assim, o objetivo é perceber se a frequência do ensino superior pode ser conceptualizada como o exercício de um ofício. Os resultados confirmam que a frequência do ensino superior funciona, na prática, como o exercício de um ofício: o ofício de estudante.##plugins.generic.usageStats.downloads##
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Publiée
2014-09-29
Comment citer
Dias, D., & Sá, M. J. (2014). Tornar‑se Jovem ou Estudante: Um Desafio Desenvolvimental. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 65-84. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_4
Numéro
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Artigos
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