Minimizar o risco de fogo em amontoados de sobrantes florestais, através da educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_30-2_5Palavras-chave:
Queima de sobrantes florestais, condições atmosféricas, ponto de orvalho, educação escolar, formação cidadaniaResumo
O abandono da limpeza de campos florestais favoreceu o aumento do risco de incêndio. No passado, o tipo de vida nas aldeias levava ao uso de mato florestal o que permitia a limpeza de terrenos rurais. Este trabalho apresenta vetores para o risco de fogo em amontoados de sobrantes florestais. É apresentado um algoritmo construído para compreender se no local se regista a formação da condensação de vapor de água. Foram realizadas entrevistas com base num questionário elaborado para uma comunidade de residentes de aldeia para conhecer a experiência de fazerem fogo de queima de amontoados. É sugerida uma proposta para a formação de cidadania e para a educação escolar, na área da formação no que respeita aos itens que condicionam a preparação e a prevenção para a queima de amontoados.
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