Riscos e conflitos na formação de capital humano para atuar na área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no estado do Ceará–Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_31-extra1_4Palavras-chave:
Formação de capital humano, tecnologias da informação e comunicação, diagnósticos e riscosResumo
O artigo apresenta os resultados dos diagnósticos dos quantitativos da formação de capital humano na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Instituições de Ensino Superior (IES) em funcionamento no Estado do Ceará no Brasil. A metodologia empregada usa as informações contidas no Censo da Educação Superior (1995 a 2019) e no Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais (CINE Brasil) do INEP, mais as informações contidas no cadastro e-MEC do Ministério da Educação do Brasil, articuladas com as informações dos setores de interesse econômico (clusters das TIC) definidas pelos órgãos governamentais (SEDET, ADECE e IPECE) e pelo Observatório da Federação das indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e de tendências de cenários futuros (2020 a 2040) através dos modelos ARIMA e SARIMA. Os resultados apontam que o capital humano foi formado na região na última década (2010 a 2019) em IES localizadas na região metropolitana da capital do Estado do Ceará. Em adição, foi possível destacar os cursos de graduação que necessitam de maior atenção e de articulações entre o poder público e o setor produtivo para garantir a sustentabilidade e identificar os riscos da formação de capital humano para o desenvolvimento da economia da região.
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