Diagnóstico dos factores condicionantes da susceptibilidade face ao risco de inundação urbana no concelho de Matosinhos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_13_3Palavras-chave:
Risco de inundação urbana, urbanização, impermeabilização do solo, susceptibilidade, precipitações intensas, sistemas de drenagem urbana.Resumo
O presente artigo centra-se sobre o diagnóstico e explicação dos factores permanentes e desencadeantes das inundações urbanas no concelho de Matosinhos, ambicionando contribuir para o incremento do conhecimento sobre os processos actuantes neste domínio.
A investigação subjacente a este trabalho procurou analisar os padrões espaciais de distribuição dos locais mais susceptíveis a inundações urbanas neste concelho, visando inferir factores condicionantes comuns. As conclusões extraídas na análise desenvolvida demonstram as consequências negativas da expansão urbana de Matosinhos na desregulação dos processos hidrológicos actuantes.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.