Obras de correção torrencial no controlo de situações de erosão hídrica em portugal. Exemplos da bacia hidrográfica do rio Pranto (baixo Mondego)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_20_9Palavras-chave:
Conservação do solo, correção torrencial, erosão hídrica, bacia hidrográfica do rio Pranto.Resumo
Os trabalhos de defesa e conservação do solo, em Portugal, tiveram um notável incremento a partir de 1941. Conscientes de que a subsistência do homem dependia da terra e de que os processos erosivos associados à ação da água proveniente da pluviosidade degradavam, paulatinamente, os recursos edáficos, várias foram as obras de correção torrencial levadas a cabo em todo o País. Este trabalho surge assim com o objetivo de divulgação das obras realizadas e, principalmente, das técnicas mais utilizadas na correção da erosão hídrica, através de exemplos concretos na Bacia Hidrográfica do Rio Pranto (Baixo Mondego).
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.