Educação, riscos e currículos escolares
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_1Palavras-chave:
Geografia, manuais escolares, inovação educativa, cidadaniaResumo
Na escola do século XIX, o território é um elemento apologético e identificador, de que se exalta a fertilidade da terra e o caráter benigno do clima. A denúncia de fragilidades e desequilíbrios ambientais surge quase como contra natura. Já no século XXI, os currículos escolares passaram a abordar os riscos, particularmente na disciplina de Geografia. Contudo, o seu ensino tende a seguir a tradição da memorização de conceitos e regras e desvaloriza o estudo da realidade local, do território vivido pelos alunos. O desafio consiste em colocar os alunos a desenvolverem trabalho de campo e a discutirem casos concretos que lhe sejam, tanto quanto possível, próximos e significativos. Em Portugal, há projetos surgidos no país, como o Nós Propomos!, ou de origem internacional, como o Eco-Escolas, que têm demonstrado ser possível mobilizar os jovens para a resolução de problemas socioambientais. A educação para os riscos constrói-se na inovação das práticas educativas e estende-se da escola para a comunidade e para todos os atores e instituições comprometidos com a prevenção dos riscos.
Downloads
Referências
Câmara, A. C., Ferreira, C. C., Silva, L. U., Alves, M. L., Brazão, M. M. (2002). Geografia. Orientação Curricular. 3º Ciclo, Ministério da Educação, Lisboa.
Cachinho, H. (2000). Geografia Escolar: orientação teórica e praxis didática. Inforgeo, nº 15, p. 69-90.
Canário, R. (2005). O que é a Escola?, Porto Editora, Porto, 208 p.
Castelão, R., Matos, M. J. (2015). Geografia 9º ano, Santillana, Queluz de Baixo, 200 p.
Claudino, S. (2018). Educação geográfica, trabalho de campo e cidadania. O Projeto Nós Propomos! In Feliciano Veiga, O Ensino na Escola de Hoje, Teoria, Investigação e Aplicação, CLIMEPSI Editores, Lisboa.
Claudino, S. (2017). The Project We propose! Young people discussing and building the territory. In L. Oosterbeek, B. Werlen & L. Caron, Sustainability and Sociocultural Matrices. Transdisciplinary contributions for Cultural Integrated Landscape Management, Apheleia, Erasmus+, Instituto Terra e Memória, Instituto Politécnico de Tomar, Mação, Vol. I, p. 175-18.
Claudino, S. (2001). Portugal através dos manuais escolares de Geografia. As imagens intencionais, Universidade de Lisboa, Lisboa (pol.), 799 p.
Claudino, S., Souto, X. M., Araya Palacios, F. (2018). Los problemas socio-ambientales en Geografía: una lectura iberoamericana. Revista Lusófona de Educação, 39, p. 55-72.
Costa, I. A., Barros, J. A., Motta, L., Viana, M. A., Santos, R. P. (2017). Viva a Terra! Ciências Naturais 8º ano, Porto Editora, Porto, 240 p.
Cuesta-Fernández, R. (1997). Sociogénesis de una disciplina escolar: la Historia, Ediciones Pomares-Corredor, Barcelona, 279 p.
d’Eça, V. de A. (1910). Noções elementares de Chorographia de Portugal, Portugal, Casa Editora de António Figueirinhas, Lisboa, 116 p.
Domingos, C., Lemos, S., Canavilhas, T. (2014). Sem Fronteiras – Geografia 7º ano , Plátano Editora, Lisboa, 204 p.
Ferreira-Deusdado, M. A. (1893). Corografia de Portugal Ilustrada, Guillard, Aillaud & Cia, Lisboa, 55 p.
Ferretti, J. (2013). Whatever happened to the enquiry approach in geography? In Lambert, David, Jones, Mark, Debates in Geography Education, Routledge, London and New York, p. 103-115.
Giraldes, J. P. C. (1826). Compêndio de Geografia-Histórica Antiga e Moderna, e Cronologia, para uso da Mocidade Portuguesa, Fantin, Livreiro; Rey e Gravier, Livreiros; Aillaud, Livreiro, Paris,203 p.
Gomes, J. M. (s.d.). Geografia para o Ensino Primário, Livraria Popular de Francisco Franco, Lisboa, 106 p.
Gomes, A., Boto, A. S. (2002). Fazer Geografia. Meio Natural. Geografia. 3º ciclo, Porto Editora, Porto, 141 p.
Graves, N. (1990). La Grande Patrie est la Communauté Européenne - Un entretien avec Norman Graves. The European Geographer, nº 2, December, p. 51-54.
Keating, A. (2014). Education for Citizenship in Europe. European Policies, National Adaptations and Young People’s Attitudes, Macmillan Publishers, London, 233 p.
Loureiro, L., Patrício, A. (1955). Compêndio de Geografia. 2º Ciclo dos Liceus. Volume II – 4º e 5º Anos, Porto Editora, Porto, 409 p.
Lindstedt, D., Lombardo, T. (2016). On continuity case studies. Journal of Business Continuity & Emergency Planning, vol. 10 (1), London, p. 93-100.
Mateus, D. (2018). A importância da educação geográfica para a educação ambiental. Uma experiência didática no 9.º ano, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa Lisboa, (pol.), 230 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1991). Programa de Geografia – Plano de Organização do Ensino-Aprendizagem, Volume II, Editorial do Ministério da Educação, Algueirão, 16 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018). Aprendizagens Essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. Geografia 9º ano. 3º ciclo de escolaridade. Documento para consulta pública, Ministério da Educação Lisboa (pol.), 14 p.
Martinha, C. (2011). A formação do cidadão geograficamente competente – aspectos da mundança de paradigma pedagógico em Didáctica da Geografia. Porto, Volume II, Editorial do Ministério da Educação, Algueirão, 424 p.
Morgan, J. (2012). Teaching Geography as if the planet matters, Routledge, London, 183 p.
Nunes, A. N., Almeida, A. C., Nolasco, C. C. (2013/14). Metas Curriculares. 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), Geografia, Ministério da Educação e Ciência, Lisboa, 27 p.
Pery, G. A. (1875). Geografia e Estatística Geral de Portugal e Colónias, com um Atlas, Imprensa Nacional, Lisboa, 402 p.
Pingel, F. (2010). UNESCO Guidebook on Textbook Research and Textbook Revision, Paris/Braunschweig: George Eckert Institute for International Textbook Research, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Paris/Braunschweig, 83 p.
Rodrigues, A. (2016). Mapa-Mundo, 9º ano, Texto Editora, Lisboa, 175 p.
Rodrigues, A., Coelho, J. (2006). Viagens 7º ano, Texto Editores, Alfragide, 239 p.
Sá, M. V. (1921). Compêndio de Geografia elementar para o Ensino Oficial. II Parte – 4.ª Classe, Porto. Livraria Chardron, Porto, 848 p.
Shahin, M. (2016) - The Historical Review on the Process of National Identity Formation. Mediterranean Journal of Social Sciences, Vol 7 No 1 S1, January 2016, p. 110-120.
Teles, S. (1906) – Elementos de Chorographia Portuguesa, Lisboa, Centro Typographico Colonial, Lisboa, 138 p.
Widdowson, J., Blackshaw, R., King, M., Oakes, S., Wheeler, S., Witherick, M. (2016). Geography. AQA GCSE (9-1), Hodder Education, London, 407 p.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.