Educação para o risco e desenvolvimento sustentável na formação de futuros cidadãos

Autores

  • Carla Vigário Departamento da Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal) http://orcid.org/0000-0003-0291-209X
  • Mário Talaia CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamendo de Física da Univ. Aveiro (Portugal) http://orcid.org/0000-0003-4311-6209

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_3

Palavras-chave:

Sustentabilidade, educação para o risco, estufa, desenvolvimento de plantas, orvalho, cidadania

Resumo

De acordo com o Conselho Nacional de Educação vive-se numa sociedade que é sistematicamente confrontada com notícias sobre a presença do risco, desde riscos naturais aos que resultam diretamente da ação humana, sendo certo que se interligam fortemente. Por isso, desenvolver conhecimentos relacionados com a vida, nomeadamente, sobre as plantas comestíveis, os fenómenos envolvidos no seu desenvolvimento ou o seu tratamento e cultivo, com recursos de baixo custo, é considerado uma forma de contribuir para a formação de cidadãos. Sendo assim, este trabalho mostra a importância de como uma horta, enquanto extensão de sala de aula, pode construir conhecimento científico e desenvolver competências e cidadania em alunos, futuros cidadãos, que mais tarde poderão ter o privilégio de tomarem decisões de planeamento ambiental e florestal. Os resultados obtidos mostraram que é possível verificar a importância das plantas como fundamentais para toda a vida na terra. Foram interpretadas as diferenças do desenvolvimento das
plantas em céu aberto e em estufa e valorizou-se a rega natural durante a noite através da formação do orvalho.

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Publicado

2018-01-18