O Percepção de risco a partir do programa defesa civil na escola em Blumenau
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_7Palavras-chave:
Percepção de risco, educação, prevenção, desastres naturais, gestão de risco de desastresResumo
Nacionalmente conhecida pelo histórico de inundações e deslizamentos, Blumenau, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Brasil, registrou desde a sua fundação, em 1850, 92 inundações, além dos movimentos de massa que atingem todas as regiões do município. Diante de sucessivos registros que ocasionaram danos materiais e perdas humanas, foi necessário estruturar a gestão de risco de desastre do município. Uma das ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão em parceria com as escolas é o Programa Defesa Civil na Escola, cujo objetivo é tornar as comunidades mais seguras a partir de aulas sobre prevenção de desastres naturais com crianças e adolescentes. O presente trabalho propõe-se a analisar a percepção de risco desses alunos por meio da observação participante e pesquisa bibliográfica e documental. Constata-se neste artigo que o desenvolvimento da percepção de risco torna-os alunos multiplicadores de prevenção e resiliência.
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