Movimentos verticais excessivos de um navio em manobra. Avaliação da probabilidade de ocorrência

  • João Alfredo Santos Área Departamental de Engenharia Civil, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Conceição Juana Fortes Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas, Departamento de Hidráulica e Ambiente, LNEC
  • Maria Teresa Reis Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas, Departamento de Hidráulica e Ambiente, LNEC
  • Ricardo Pardillo Oliveira Área Departamental de Engenharia Civil, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Palavras-chave: Navegação, função resposta, distribuição de Rayleigh, Porto da Praia da Vitória.

Resumo

Descrevem-se os procedimentos para a avaliação da distribuição dos movimentos verticais de um navio em manobra numa bacia portuária e que incluem a definição da função resposta do navio a ondas monocromáticas nele incidentes, bem como a determinação das características da agitação marítima ao longo do trajeto do navio. Ilustra-se a influência da velocidade de avanço do navio naquela distribuição avaliando-se a probabilidade de ocorrência de movimentos verticais superiores a um limiar pré-definido na manobra de um navio no porto da Praia da Vitória, Açores.

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Publicado
2013-07-28