Aplicação das novas tecnologias para o mapeamento da suscetibilidade ao risco da ravina do "Caminho de Ferro" em Luena (Moxico, Angola)

Palavras-chave: Erosão, eículo aéreo não tripulado,, istemas de informação geográfica, Luena, ravinas

Resumo

Atualmente, os locais escolhidos para as zonas residenciais obedecem a determinados pré-requisitos, nomeadamente, a proximidade aos locais de emprego, os bons acessos e ao aspeto paisagístico, desprezando muitas vezes a topografia do terreno, como a existência de ravinas ou linhas da água, que se traduzem em zonas de forte suscetibilidade à ocorrência de cheias, inundações e a deslizamentos de terra. Esta problemática é na sua grande maioria potenciada com a errónea intervenção humana, tornando-se urgente tomar medidas para minimizar os danos causados por estes fenómenos. Recorrendo aos Sistemas de Informação Geográfica e aos Veículos Aéreos Não Tripulados, pretende-se com este trabalho de investigação produzir elementos cartográficos que caracterizem de forma intrínseca e extrínseca os locais suscetíveis à erosão hídrica, nomeadamente os mapas, dos estados erosivos, do impacto da chuva e da suscetibilidade à erosão hídrica. A área de estudo trata-se de uma zona de ravina conhecida pelos “Caminhos de Ferro”, localizada na cidade do Luena da província de Moxico (leste de Angola). O modelo apresentado expressa uma suscetibilidade à erosão hidrica muito alta no periodo chuvoso e média no periodo seco, o que pode colocar em risco a infraestrutura do caminho de ferro que liga porto de Lobito à vila de Luau (fronteira com a Républica Democrática do Congo).

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Publicado
2020-01-22