Perceção dos alunos de uma escola em ambiente urbano, sobre o impacte dos incêndios rurais na sociedade, no território e no ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_29-1_7

Palavras-chave:

Perceção, incêndios rurais, alunos

Resumo

A temática dos incêndios rurais é abordada na disciplina de Geografia no 9.º ano de escolaridade, do ensino regular. Por isto, é pertinente refletir de que modo é que esta disciplina pode ter um papel interventivo na sensibilização e corresponsabilização dos alunos. O principal objetivo desta investigação foi incitar à reflexão dos alunos e à análise da perceção por parte dos mesmos sobre os impactes dos incêndios rurais na sociedade, no território e no ambiente. A metodologia foi dividida em duas fases, na primeira os alunos realizaram um teste diagnóstico, o qual foi aplicado através da ferramenta Socrative. Na segunda fase realizaram uma pesquisa em grupo, na qual cada grupo selecionou e analisou um distrito e respetivos parâmetros de análise previamente estabelecidos no guião de trabalho. Em termos globais, foi possível constatar que a perceção dos alunos ultrapassou as expectativas iniciais, uma vez que os alunos identificaram os impactes ao nível ambiental e territorial. No entanto, em relação ao nível social os alunos manifestaram algum desconhecimento. A nossa investigação decorreu no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado no município do Porto.

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Publicado

2021-12-17