Recurso ao Focus Group para identificação de perceções sobre riscos naturais
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_28-2_5Palavras-chave:
Focus Group, riscos naturais, medidas de adaptaçãoResumo
Pretedem-se apresentar, neste artigo, os resultados obtidos através da aplicação da técnica de Focus Group num processo de participação pública e envolvimento da comunidade local dos municípios de Leiria, Ferreira do Zêzere e Ourém no âmbito do projeto CLIMRisk - “Medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e Ambientais”. A metodologia utilizada consistiu na discussão de temas de riscos naturais com grupos de trabalho (GT) heterogéneos de até 10 pessoas, representativos da comunidade local. Foram preparadas três sessões por grupo. A informação recolhida nas sessões foi categorizada, codificada e analisada com recurso à ferramenta de análise de dados qualitativos webQDA. Este estudo permitiu identificar as principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão dos riscos naturais e das medidas de adaptação como contributo para a constituição de materiais de divulgação adequados à população em geral a que se destinam, nomeadamente de um Glossário, de um Manual de Boas Práticas, de um jogo didático e de marcadores de livros.
Downloads
Referências
Asplund, T. (2018). Communicating Climate Science: A Matter of Credibility – Swedish Farmer’s Perceptions of Climate-Change Information. The International Journal of Climate Change: Impacts and Responses. 10 (1), 23-38. DOI: https://doi.org/10.18848/1835-7156/CGP/v10i01/23-38
Bloor, M., Frankland, J., Thomas, M., Robson, K. (2001). Focus groups in social research. Introducing Qualitative Methods series. SAGE. ISBN 076195743X, 9780761957430
Crawford, M. H., Crowley, K., Potter, S. H., Saunders, W. S. A., Johnston, D. M. (2018). Risk modelling as a tool to support natural hazard risk management in New Zealand local government. International Journal of Disaster Risk Reduction ,28, 610-619. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2018.01.011
Cuni-Sanchez, A., Fandohan, B., Assogbadjo, A., Sinsin, B. (2012). Local farmers’ perception of climate change in Benin (West Africa). Climate and Development, 4, 114-128.
Cuni-Sanchez, A., Omeny, P., Pfeifer, M., Olaka, L., Boru, M., Marchant, R., Burgess, N. (2018). Climate change and pastoralists: perceptions and adaptation in montane Kenya. Climate and Development, 11, 513-524. DOI: https://doi.org/10.1080/17565529.2018.1454880
Flick, U. (2006). An Introduction to Qualitative Research. Qualitative Research in Psychology, 4:3, London: Sage Publications, 259-260. DOI: https://doi.org/10.1080/14780880701473623
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change (2001). Climate Change 2001: The Scientific Basis. Contribution of Working Group I to the Third Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Houghton, J.T.,Y. Ding, D.J. Griggs, M. Noguer, P.J. van der Linden, X. Dai, K. Maskell, and C.A. Johnson (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 881 p.
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change (2012). Managing the Risks of Extreme Events and Disasters to Advance Climate Change Adaptation. A Special Report of Working Groups I and II of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Field, C.B., V. Barros, T.F. Stocker, D. Qin, D.J. Dokken, K.L. Ebi, M.D. Mastrandrea, K.J. Mach, G.-K. Plattner, S.K. Allen, M. Tignor, and P.M. Midgley (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 582 p.
Klein, R., Nicholls, R., Ragoonaden, S., Capobianco, M., Aston, J., Buckley, E. (2001). Technological options for adaptation to climate change in coastal zones. Journal of Coastal Research. 17. 531-543.
Krueger, R. A. Casey, M. A. (2009) Focus groups: A Practical Guide for Applied Research (4th Ed.). SAGE. ISBN-10: 1412969476.
Kuhnen, A. (2009). Meio Ambiente e vulnerabilidade. A percepção ambiental de risco e o comportamento humano. Geografia. Londrina, v. 18, n. 2. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia
Lima, M. L., Almeida, A. B., Silva, D. (1997). From Risk Analysis to Risk Perception: developing Risk Communication Strategy for Dam-Break Flood Risk. Advances in Safety and Reliability. Vol. 1 Guedes Soares (ed.), Pergamon.
Morgan, D. L. (1997). Focus group as qualitative research (2nd ed.). Qualitative research methods; Volume 16. SAGE Publications, Inc. ISBN 1506318827, 9781506318820.
Morgan, D. L. (1998). Planning focus group. Thousand Oaks, California: Sage.
Mugi-Ngenga, E. W., Mucheru-Muna, M.W., Mugwe, J.N., Ngetich, F. K., Mairura, F.S., Mugendi, D.N. (2016). Household’s socio-economic factors influencing the level of adaptation to climate variability in the dry zones of Eastern Kenya. Journal of Rural Studies, 43, 49-60.
Nyumba, T. O., Wilson, K., Derrick, C. J., Mukherjee, N. (2018). The use of focus group discussion methodology: Insights from two decades of application in conservation. Methods in Ecology and Evolution, 9, 20-32.
Sagoe, D. (2012). Precincts and prospects in the use of focus groups in social and behavioural science research. The Qualitative Report, 17(Art. 29), 1-16.
Silva, I. S., Veloso, A. L., Keating, J. B. (2014). Focusgroup. Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, 26, 175-190.
Souza, C. (2013). Riscos, geografia e educação. In Riscos Naturais, Antrópicos e Mistos. Homenagem ao Professor Doutor Fernando Rebelo, ISBN: 978-989-96810-1-9. Coimbra: Departamento de Geografia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 127 - 142.
Souza, F. N., Costa, A. P., Moreira, A., Souza, D. N., Freitas, F. (2016). WebQDA - Manual de Utilização Rápida. Universidade de Aveiro.
Stewart, D. W., Shamdasani, P. N., Rook, D. W. (2007). Applied social research methods series: Focus groups: Theory and practice (2nd ed.). Sage Publications, Inc. DOI: https://doi.org/10.4135/9781412991841
Waldron, F., Ruane, B., Oberman, R., Morris, S. (2019) Geographical process or global injustice? Contrasting educational perspectives on climate change. Environmental Education Research, 25:6, 895-911, DOI: https://doi.org/10.1080/13504622.2016.1255876
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Territorium

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.