Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão

  • José A. S. Rebelo Universidade de Coimbra

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma revisão de estudos científicos sobre os efeitos que a retenção de alunos, no mesmo ano escolar que frequentaram, tem na sua aprendizagem, personalidade e no seu comportamento. Porque a maioria dos estudos constata, nestes três domínios, consequências negativas nos alunos reprovados e parece haver, da parte de todos, um consenso generalizado sobre a ineficácia da retenção na aprendizagem, sobretudo a longo prazo, são apresentadas aqui orientações pedagógicas, alternativas à retenção, para apoiar alunos com resultados escolares baixos.
  • Resumo visualizado = 320 vezes
  • PDF visualizado = 1270 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-01-01
Como Citar
REBELO, José A. S.. Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. p. 27-52, jan. 2009. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1258>. Acesso em: 25 set. 2018.
Secção
Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)