Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão

Autores/as

  • José A. S. Rebelo Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_2

Resumen

Apresenta-se neste artigo uma revisão de estudos científicos sobre os efeitos que a retenção de alunos, no mesmo ano escolar que frequentaram, tem na sua aprendizagem, personalidade e no seu comportamento. Porque a maioria dos estudos constata, nestes três domínios, consequências negativas nos alunos reprovados e parece haver, da parte de todos, um consenso generalizado sobre a ineficácia da retenção na aprendizagem, sobretudo a longo prazo, são apresentadas aqui orientações pedagógicas, alternativas à retenção, para apoiar alunos com resultados escolares baixos.

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Publicado

2009-01-01

Cómo citar

Rebelo, J. A. S. (2009). Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-1), p. 27-52. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-1_2

Número

Sección

Artigos