O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news

  • Vivian Augustin Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060.  
  • Janaína Kalsing Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060.  
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Brasil CEP: 90040-060. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Resumo

O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.

Palavras-chave

Fake news; Ethos; Jornalismo; O Globo; Convergência

  • Resumo visualizado = 239 vezes
  • PDF visualizado = 197 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-05-18
Como Citar
EICHLER, Vivian Augustin; KALSING, Janaína; GRUSZYNSKI, Ana. O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. Media & Jornalismo, [S.l.], v. 18, n. 32, p. 139-154, maio 2018. ISSN 2183-5462. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5681>. Acesso em: 22 out. 2018.