Evocações camonianas
O IV Centenário da Estada de Luis Vaz de Camões na Ilha de Moçambique (1569-1969) - Parte I
DOI:
https://doi.org/10.14195/2184-7681_51_5Palavras-chave:
Camões, Luís de, 1524?-1580, Ilha de Moçambique, Comemorações dos centenários históricos, Estado Novo, Património artístico portuguêsResumo
No âmbito dos ciclos comemorativos oficiais dedicados a Luis Vaz de Camões, o mais ilustre dos poetas portugueses, foi organizado, em 1969, o IV Centenário da Estada de Luís de Camões na Ilha de Moçambique (1569-1969).
A demorada estada de Camões na Ilha de Moçambique, entre os anos de 1567 e 1569, alguns anos após a sua primeira passagem, deixaria marcas indeléveis no património histórico de origem portuguesa e no imaginário colectivo da população moçambicana.
Pretende-se, com o presente artigo, proceder à análise do programa oficial promovido pelas comissões responsáveis pela organização e condução das atividades e festividades na ainda província de Moçambique, através dos múltiplos organismos acoplados à máquina administrativa central e ultramarina do Estado Novo nos últimos anos do regime autoritário. Seguidamente proceder-se-á à identificação cronológica e apreciação crítica das atividades culturais, ações científicas e composições artísticas levadas a cabo durante as comemorações camonianas de 1969.