O filme documental no processo de mediação territorial, cultural e literária
O projeto Memórias da Azinhaga por Saramago
DOI:
https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-10_3Palavras-chave:
Património cultural e literário, lugar de memória, turismo literário, filme etnográfico, antropologia visualResumo
Num amplexo disciplinar que envolveu várias áreas do saber, o projeto MAS incidiu na produção e realização de oito objetos fílmicos consubstanciados em excertos do livro As Pequenas Memórias de José Saramago, onde perpassam paisagens, gentes e afetos da aldeia ribatejana que o viu nascer. Estas curtas-metragens foram pensadas como dispositivo de mediação entre o passado memorial e um presente vivencial, entrecruzando memórias de infância do nobilizado com memórias das pessoas que o recordam e se recordam, reconstruindo na memória o lugar/Azinhaga como património cultural.
A exibição das curtas-metragens teve lugar na Azinhaga para um público maioritariamente local, de diferentes gerações, cumprindo a sua função mediadora entre a obra artística e o contexto territorial e patrimonial, tornando-se um espaço de reflexão intercultural e intergeracional.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Biblos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.