Entre a liberdade de investigação e a proteção de dados sensíveis
O caso do corpus CorAuDis
DOI:
https://doi.org/10.14195/0870-4112_3_11_10Palavras-chave:
corpus de audiências, anonimização, dados sensíveis, liberdade científica, acesso abertoResumo
Um corpus de audiências de julgamento constitui uma infraestrutura de apoio à investigação com valor científico para distintas áreas de pesquisa.
Contudo, e se a pesquisa baseada em corpora representa uma forma de validar a investigação, por outro lado, a disponibilização destes textos, em regime de acesso aberto, levanta problemas relacionados com a partilha de dados pessoais dos envolvidos nas audiências.
Os desafios encontrados no processo de anonimização dos diferentes tipos de dados do corpus, bem como as questões éticas suscitadas, permitem refletir sobre os limites e as constrições sentidas pelo investigador que os compila, analisando ainda as possíveis formas de os disponibilizar, na busca de um equilíbrio entre os requisitos de confidencialidade e o valor científico dos textos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Biblos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.






