O contributo do museu para a noção de património alimentar
um caso de estudo nas Ilhas Lofoten
DOI:
https://doi.org/10.14195/2976-0232_1_5Palavras-chave:
Herança alimentar, papel dos museus, tendências do turismo, património alimentarResumo
Neste artigo, avaliamos o contributo de vários agentes – museus, agências de viagens e pequenos negócios – na promoção do património alimentar nas Ilhas Lofoten no norte da Noruega. Ao analisarmos os elementos temáticos e os filões históricos que tais agentes fazem chegar a um vasto público, e considerando o seu papel no setor do turismo, entende-se que a sua colaboração atua como uma força propulsora da preservação e promoção de tradições culinárias. Assim, a nossa atenção fixa-se na importância dos museus enquanto instituições que moldam a identidade e utilizamos também o conceito de património alimentar, aplicando-o às ilhas Lofoten. Além disso, sustentamos que os museus, em colaboração com outros agentes locais, assumem cada vez mais relevo na divulgação do património alimentar, particulamente em zonas bastante turísticas. Finalmente, concluímos que nas Ilhas Lofoten esse património representa um passo globalmente positivo na promoção de formas de turismo mais sustentáveis e inovadoras.