DE LA SCULPTURE RELIGIEUSE EN NORMANDIE ORIENTALE (1480-1530). ÉVOCATION DU CONTEXTE SCULPTURAL CONTEMPORAIN DE LA FORMATION DE JEHAN DE ROUEN.
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-844X_EX2_6Palavras-chave:
Escultura, Renascimento, Normandia, João de Ruão, ÉvreuxResumo
A decifração do sentido da escultura normanda entre 1480 e 1530, exatamente o tempo precedente à estadia de João de Ruão em Coimbra, é o objetivo maior desta análise. Encontrar os elos de ligação entre a plasticidade escultórica num território onde se infiltra a presença de modelos e artistas italianos e a produção de João de Ruão em Portugal constitui um desafio para o qual é necessário avançar com soluções e novas perspetivas de interpretação. As origens do escultor francês, as suas referências e a sua formação inicial são aqui equacionadas de modo a poder estabelecer uma rede mais clara do trabalho artístico e a sua capacidade para ultrapassar as fronteiras políticas no século XVI.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Attribution - NonCommercial - NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0) - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/
Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0) - http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt