Dom Casmurro

Potenciar os clássicos com ‘Graded Readers’ gráficos gamificados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8622_22_4

Palavras-chave:

graded reader gráfico gamificado, adaptação, Dom Casmurro

Resumo

Este artigo procura valorizar as humanidades digitais no ensino do português como língua estrangeira. Muitas vezes textos clássicos como o Dom Casmurro estão fora do alcance do falante não nativo. O leitor com classificação gráfica gamificada visa desenvolver pontos de entrada multimodais para o estudante de literatura brasileira que ainda está a aprender português como língua estrangeira. Factores motivacionais e palavras gamificadas intensificarão a forma como o estudante interage com a literatura na sua segunda língua, ao mesmo tempo que melhoram a experiência de ensino da língua estrangeira. A amostra de texto fornecida neste artigo aproveita as obras de Rodrigo Rosa e Ivan Jaf na sua remediação gráfica de Machado de Assis e é destinada ao estudante avançado de português como língua estrangeira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-06

Edição

Secção

Caderno temático