Dom Casmurro
Potenciar os clássicos com ‘Graded Readers’ gráficos gamificados
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_22_4Palavras-chave:
graded reader gráfico gamificado, adaptação, Dom CasmurroResumo
Este artigo procura valorizar as humanidades digitais no ensino do português como língua estrangeira. Muitas vezes textos clássicos como o Dom Casmurro estão fora do alcance do falante não nativo. O leitor com classificação gráfica gamificada visa desenvolver pontos de entrada multimodais para o estudante de literatura brasileira que ainda está a aprender português como língua estrangeira. Factores motivacionais e palavras gamificadas intensificarão a forma como o estudante interage com a literatura na sua segunda língua, ao mesmo tempo que melhoram a experiência de ensino da língua estrangeira. A amostra de texto fornecida neste artigo aproveita as obras de Rodrigo Rosa e Ivan Jaf na sua remediação gráfica de Machado de Assis e é destinada ao estudante avançado de português como língua estrangeira.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Estudos do Século XX

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista mantém os direitos de autor da publicação "Revista Estudos do Século XX" na sua totalidade, enquanto o autor mantém os direitos sobre a sua publicação individual.