As Humanidades Digitais na era da Ciência Aberta
diversidade e convergência na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_22_1Palavras-chave:
Comunicação académica, ciência aberta, humanidades abertas, culturas epistémicasResumo
A abordagem das culturas epistémicas expõe as diferenças na construção dos modos de produção e de criação do conhecimento entre os diversos campos do conhecimento, revelando a sua fragmentação. As humanidades digitais são um campo inter e transdisciplinar, compostas por diversas culturas epistémicas, e, portanto, marcadas por diversas práticas de produção do conhecimento que diferem entre si. No cenário atual da comunicação académica, o discurso em torno de práticas abertas no decurso da investigação tem tomado cada vez mais um lugar de destaque. Contudo, este discurso, na forma em que se encontra desenvolvido e implementado – sob o paradigma da ciência aberta – revela-se mais enquadrado no contexto das culturas epistémicas das ciências, não considerando na totalidade os restantes domínios do conhecimento. Este estudo tem como finalidade, enquadrar as culturas epistémicas das humanidades digitais no discurso de abertura do conhecimento. A sua conclusão aponta para a necessidade de adoção de um discurso específico em torno da abertura do conhecimento, que considere a diversidade de práticas de comunicação académica, incluindo nesta discussão as específicas das humanidades. Ao mesmo tempo, considera-se que as humanidades digitais podem contribuir para a consolidação deste discurso.
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