O ensino da História e a formação para uma cidadania democrática

Uma abordagem historiográfica e de didática da História numa época de crise

Autores

  • João Paulo Avelãs Nunes Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8622_22_9

Palavras-chave:

crise, ideologia, historiografia, didática da história, cidadania

Resumo

Partindo de uma abordagem quer de história e teoria da historiogra­-
fia quer de didática da História, procura-se, no presente artigo, anali­sar o modo como, em Portugal, desde 1991, tem ocorrido a ligação entre historiografia, ensino da His­tória e formação para uma cidadania democrática, promotora de desen­volvimento integrado/sustentável. Caracteriza-se a forma como, entre nós, o sistema político, o aparelho de Estado e individualidades/orga­ni­zações da sociedade civil têm ten­ta­do configurar o referido corelacio­namento. Explicita-se e funda­menta-se, ainda, uma modalidade (parcialmente) alternativa de estru­turação do envolvimento do ensino não superior da História na forma­ção para uma cidadania democrática e promotora de desenvolvimento integrado/sustentável.

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Publicado

2022-12-06

Edição

Secção

Diálogos Multidisciplinares