A Sociedade do Conhecimento e os sentidos da inovação pedagógica no ensino superior
Uma análise em retrospetiva
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_21_3Palavras-chave:
sociedade do conhecimento, inovação pedagógica, ensino superiorResumo
O fenómeno da globalização e da mercantilização do conhecimento, potencializado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação projetou no campo educativo o termo da inovação pedagógica como um objetivo a atingir para acelerar o ajustamento da educação às necessidades do mercado de trabalho. Porém os sentidos atribuídos à inovação pedagógica são polissémicos e por vezes pouco consensuais.
Neste sentido, este artigo visa fazer uma análise histórica sobre a emergência da sociedade do conhecimento, na segunda metade do século XX, e a sua relação com a inovação pedagógica no ensino superior, identificando os sentidos que esta inovação no campo pedagógico tem tomado nas últimas décadas. Utilizaremos para tal uma abordagem metodológica de tipo qualitativo, baseada na pesquisa e análise documental.
Neste sentido, este artigo visa fazer uma análise histórica sobre a emergência da sociedade do conhecimento, na segunda metade do século XX, e a sua relação com a inovação pedagógica no ensino superior, identificando os sentidos que esta inovação no campo pedagógico tem tomado nas últimas décadas. Utilizaremos para tal uma abordagem metodológica de tipo qualitativo, baseada na pesquisa e análise documental.
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