A Sociedade do Conhecimento e os sentidos da inovação pedagógica no ensino superior

Uma análise em retrospetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8622_21_3

Palavras-chave:

sociedade do conhecimento, inovação pedagógica, ensino superior

Resumo

O fenómeno da globalização e da mercantilização do conhecimento, potencializado pelas novas tecno­logias da informação e da comuni­cação projetou no campo educativo o termo da inovação pedagógica como um objetivo a atingir para acelerar o ajustamento da educação às necessidades do mercado de trabalho. Porém os sentidos atri­buídos à inovação pedagógica são polissémicos e por vezes pouco consensuais.
Neste sentido, este artigo visa fazer uma análise histórica sobre a emer­gência da sociedade do conheci­mento, na segunda metade do século XX, e a sua relação com a inovação pedagógica no ensino superior, identificando os sentidos que esta inovação no campo pedagó­gico tem tomado nas últimas déca­das. Utilizaremos para tal uma abordagem metodológica de tipo qualitativo, baseada na pesquisa e análise documental.

Neste sentido, este artigo visa fazer uma análise histórica sobre a emergência da sociedade do conhecimento, na segunda metade do século XX, e a sua relação com a inovação pedagógica no ensino superior, identificando os sentidos que esta inovação no campo pedagógico tem tomado nas últimas décadas. Utilizaremos para tal uma abordagem metodológica de tipo qualitativo, baseada na pesquisa e análise documental.

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Publicado

2021-12-28