Lançando luz sobre os companheiros de Ulisses

leitura comparativa de poemas de Ezra Pound e Yannis Ritsos

Autores

  • Matrona Paleou Hellenic Open University

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-1718_81_8

Palavras-chave:

receção de autores clássicos, leitura mítica, poesia modernista, Ezra Pound, Y. Ritsos

Resumo

Parrtindo de um estudo de receção, discute-se neste artigo o uso de fontes clássicas por parte de dois poetas modernistas, com destaque para pontos fundamentais de um diálogo firmado entre o passado e o presente. A nossa análise centra-se em quatro poemas que atestam o interessante trabalho de recriação e apropriação de temas apresentados na Odisseia de Homero, quer no Canto XX (1928) de Ezra Pound, quer em três pequenos poemas de Yannis Ritsos, extraídos da obra Testimonies 2 (1966), onde mito, história e política se cruzam. Embora estes quatro textos tenham sido escritos por autores com ideologias distintas, todos eles têm um ponto em comum: colocam a tónica nos companheiros de Ulisses e não propriamente no herói, escolha reveladora de determinadas opções estéticas e ideológicas. A forma como o mito é usado permite associar a estética e a política, além de ilustrar os pontos de vista dos dois poetas, relativamente à função social da literatura e ao poder da sua intervenção crítica no desenvolvimento sócio-político do seu tempo. A consideração de tais poemas no contexto de criação de Pound e Ritsos, nesta fase das suas carreiras literárias, sugere uma leitura ideológica do mito ligada a preocupações contemporâneas que confirmam o impacto da épica homérica, fornecendo outro exemplo da receção modernista da tradição clássica.

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Publicado

2023-06-20

Edição

Secção

Artigos