Quando os Jesuítas eram mestres da palavra: a retórica segundo a ratio studiorum

Autores

  • Margarida Miranda

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-1718_65_10

Palavras-chave:

Humanismo, Educação, Retórica, Oratória, Ratio Studiorum.

Resumo

Através da análise da Ratio Studiorum da Companhia de Jesus, este estudo
tem como objectivo descrever o ensino da Retórica nos Colégios dos Jesuítas,
como ensino da eloquentio perfecta alcançada pela integração das suas cinco
partes clássicas. Quer os escritos doutrinários quer a produção retórica dos jesuítas testemunham uma retórica consciente da sua elevada relevância para a vida pública; não uma retórica acantonada na teorização académica, nem transformada em normas de argumentação escolar ou de teoria literária restrita, mas uma retórica plenamente consciente da sua utilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2016-08-30

Edição

Secção

Artigos