Sharing the pain and silence: meta‑theatral strategies in Aeschylus’ Prometheus Bound

Authors

  • Gilmário Guerreiro da Costa Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-1718_66_5

Keywords:

Aeschylus, scene, vision, rhetorical strategy, philanthropy

Abstract

This paper investigates a recurring rhetorical procedure in Prometheus Bound, by Aeschylus, which is characterized by a appeal to the audience – and to the readers – to see what the characters see. It displays the scene of the scene – a scene that unfolds itself before the characters’ eyes, a vision play, which is the rhetorical and artistic strategy of the play to invite audience and readers to philanthropy, to sympathize with the hero.

http://dx.doi.org/10.14195/2183-1718_66_5

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Author Biography

Gilmário Guerreiro da Costa, Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia (1995), mestrado em Literatura (1999), na área de Teoria da Literatura, e doutorado em Literatura (2005), também na área de Teoria da Literatura, todos pela Universidade de Brasília. É professor Curso de Filosofia da Universidade Católica de Brasília. Dedica-se no momento a pesquisa de pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Brasília, tendo como objeto de estudo as relações entre tragédia grega e filosofia do trágico, sob a supervisão do Prof. Gabriele Cornelli. Em dezembro de 2012 passou a ocupar-se de um segundo pós-doutorado (Bolsista CAPES), agora na Universidade de Coimbra, acerca da recepção da Antiguidade Clássica no Grande sertão: veredas, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria do Céu Fialho.

ÁREAS: Estética, Filosofia da Arte, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria da Literatura.

TEMAS: Estética, Estética e Política, Filosofia do Trágico, Fragmentação e Modernidade, Literatura Brasileira Moderna, Poética Antiga, Recepção, Retórica, Tragédia Grega.

AUTORES: O. Andrade, W. Benjamin, Ésquilo, Eurípides, M. Montaigne, F. Nietzsche, Platão, P. Ricoeur, G. Ramos, G. Rosa, Sófocles.

Published

2014-12-10

Issue

Section

Articles