Em viagem - experiência, conhecimento na arquitectura portuguesa do século XX.

Authors

  • José Fernando Gonçalves Departamento de Arquitectura FCTUC

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_3_14

Keywords:

arquitectura, viagem, experiência, conhecimento.

Abstract

Resumo

A viagem de arquitectura marcou o pensamento e produção arquitectónica da modernidade, quer porque a experiência da viagem revelou que o conhecimento em arquitectura incorpora necessariamente uma aproximação sensorial ao espaço construído, quer porque no trânsito das ideias e culturas que esta proporciona, a história se redescobriu como uma ferramenta de projecto que propõe uma metodologia geradora de novas sínteses: ao desenhar, o arquitecto moderno questiona as formas do passado diferentemente, porque as vê com o pensamento e interpreta com a necessidade. Este texto tenta traçar esse percurso na cultura arquitectónica portuguesa do século XX.

 

Summary
The journey of architecture has left traces in architectural thought and production of modernity, both because the travel experience has shown that knowledge in architecture necessarily incorporates a sensory approach to the built environment, and because in the transit of ideas and cultures that it provides, history has been rediscovered as a design tool that enables a new methodology for generating new synthesis: while drawing, the modern architect questions the forms of the past differently, because he sees them with the thought and interprets them as needed. This paper attempts to trace this route in Portuguese architectural culture of the twentieth century.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Fernando Gonçalves, Departamento de Arquitectura FCTUC

Nasce a 20 de Agosto de 1963, em Vila Nova de Gaia.
Ingressa no curso de Arquitectura da ESBAP em 1982.
Faz estágio em 1988 no âmbito do Centro de Estudos da FAUP, em "Recuperação de Património Arquitectónico no Concelho de Carrazeda de Ansiães". 
Licenciatura em Arquitectura pela FAUP em 1988, com média final de 15 valores.
Realiza as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no DARQ da FCT - UC em Fevereiro de 1996 com a classificação de Muito Bom.
Doutoramento em “Proyectos Arquitectónicos” na Universidade Politecnica da Catalunha, em Março de 2007, com a classificação de ‘Sobresaliente cum laude’.
Presidente do Departamento de Arquitectura da FCT-UC, entre 2008 e 2009.
Director do Departamento de Arquitectura da FCT-UC, desde Outubro 2009. 


Downloads