2.1. Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática - Notas

Authors

  • João Mendes Ribeiro Departamento de Arquitectura da FCTUC

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_13

Abstract

As comunicações apresentadas no colóquio “Ensinar pelo projecto”, no âmbito da sessão   “Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática”, envolveram conteúdos diversos e, virtualmente, divergentes, o que torna difícil a elaboração de um texto de síntese. Contudo, da sua análise, ocorrem duas interrogações essenciais que podem ser entendidas como opostas ou complementares.

A primeira questão, envolve os conteúdos temáticos da disciplina de Projecto e se esta disciplina deve valorizar a consolidação metodológica do acto projectual e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a prática do projecto, numa perspectiva de aproximação ao contexto real.

A segunda via, preconiza um ensino de projecto, tendencialmente experimental, envolvendo pesquisas complementares num quadro mais vasto e, por ventura, extra-disciplinar, das ciências e tecnologias à arte, da história à sociologia, ao urbanismo, etc.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Mendes Ribeiro, Departamento de Arquitectura da FCTUC

Estabelecido em Coimbra, onde lecciona a cadeira de Projecto III no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC). Recebeu vários prémios nacionais e internacionais. Desenvolveu também a sua actividade na área da cenografia.

O seu trabalho cruza vários campos: arquitectura, cenografia, património, escala urbana, mobiliário. A sua obra encontra-se geograficamente centrada na região de Coimbra.

Downloads

Published

2013-11-01

Issue

Section

Articles Joelho 4