2.1. Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática - Notas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_13Resumo
As comunicações apresentadas no colóquio “Ensinar pelo projecto”, no âmbito da sessão “Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática”, envolveram conteúdos diversos e, virtualmente, divergentes, o que torna difícil a elaboração de um texto de síntese. Contudo, da sua análise, ocorrem duas interrogações essenciais que podem ser entendidas como opostas ou complementares.
A primeira questão, envolve os conteúdos temáticos da disciplina de Projecto e se esta disciplina deve valorizar a consolidação metodológica do acto projectual e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a prática do projecto, numa perspectiva de aproximação ao contexto real.
A segunda via, preconiza um ensino de projecto, tendencialmente experimental, envolvendo pesquisas complementares num quadro mais vasto e, por ventura, extra-disciplinar, das ciências e tecnologias à arte, da história à sociologia, ao urbanismo, etc.
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