Distributed and Conditional Documents: Conceptualizing Bibliographical Alterities

Autores

  • Johanna Drucker University of California, Los Angeles

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_1

Palavras-chave:

Documento Condicional, Alteridade Bibliográfica, História do Livro

Resumo

Para concetualizarmos uma futura história do livro temos de reconhecer que a nossa compreensão do objeto bibliográfico do passado é posta em causa pelas condições ontologicamente ilimitadas, distribuídas, digitais e reticulares do presente. À medida que fazemos uso de tradições intelectuais ricas, devemos perceber a necessidade de abandonar a abordagem centrada no objeto que está no cerne da história do livro. O meu argumento começa, portanto, com algumas afirmações. Primeiro, que temos muito a aprender com a investigação acerca dos contactos entre o Velho e Novo Mundo naquilo que diz respeito à bibliografia, aos estudos documentais e à história do livro para a formulação de uma conceção de livro não objetocêntrica. Em segundo lugar, que as intuições desses estudos podem ser produtivamente combinadas com uma teoria do documento “condicional” para desenvolver um modelo dos tipos de artefactos distribuídos com que nos deparamos diariamente nas condições reticulares das práticas atuais. Por fim, gostaria de sugerir que este modelo oferece uma conceção diferente dos artefactos (livros, documentos, obras de arte gráfica ou textual), isto é, uma conceção em que a receção é produção e, portanto, em que toda a materialidade está sujeita a uma intervenção performativa dentro de condições variadas e específicas de encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Johanna Drucker, University of California, Los Angeles

Johanna Drucker ocupa a cátedra Martin and Bernard Breslauer Professor of Bibliographical Studies no Departmento de Informação da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. É autora de inúmeras conferências e publicações sobre história da tipografia, poesia visual, livros de artista, desenho gráfico, estética digital e arte contemporânea. Além do seu trabalho académico, é conhecida pelos seus livros de artista, muitos dos quais exploram de forma inovadora a tipografia. Entre as suas publicações mais recentes, contam-se Sweet Dreams: Contemporary Art and Complicity (University of Chicago Press, 2005), Graphic Design History: A Critical Guide , em co-autoria com Emily McVarish (Pearson/Prentice-Hall, 2008), SpecLab: Digital Aesthetics and Speculative Computing (University of Chicago Press, 2009), What Is?: Nine Epistemological Essays (Cuneiform Press, 2013), e Graphesis: The Visual Production of Knowledge in a Digital Era (Harvard University Press, 2014).

##submission.downloads##

Publicado

2014-11-08

Como Citar

Drucker, Johanna. 2014. «Distributed and Conditional Documents: Conceptualizing Bibliographical Alterities». Matlit: Materialidades Da Literatura 2 (1):11-29. https://doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_1.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section