Uma Edição Eletrónica do Teatro do Século XVIII: A Materialidade da Edição em Performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_9

Palavras-chave:

edição electrónica, teatro do século XVIII, manuscritos, arquivo, performance art

Resumo

No âmbito da edição electrónica, a especificidade do género dramático já mereceu atenção, mormente no que diz respeito a usos optimizados de metadata. Paralelamente, uma crescente proximidade entre investigação histórica e performance art constitui uma mais-valia para redimensionarmos o conceito de arquivo na actualidade. Assim, a minha investigação de pós-doutoramento baseia-se nos pressupostos enunciados para defender que a performance art é uma metodologia válida e adequada no curso da preparação de uma edição digital de teatro do século XVIII. Consequentemente, “performing the archive” viabiliza uma relação entre a natureza performativa de manuscritos de teatro e o público de hoje, corroborando, desta forma, novas abordagens à materialidade das peças.

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Publicado

2016-07-11

Como Citar

Pinto, Isabel. 2016. «Uma Edição Eletrónica Do Teatro Do Século XVIII: A Materialidade Da Edição Em Performance». Matlit: Materialidades Da Literatura 4 (2):183-206. https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_9.

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Secção Temática | Thematic Section