As fotografias compulsivas de Leila Danziger: reflexões sobre o encontro entre poesia e fotografia em “Robert Smithson”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_10

Palavras-chave:

Leila Danziger, Robert Smithson, poesia, fotografia, artes visuais

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar o poema “Robert Smithson” do livro Três ensaios de fala (2012), de Leila Danziger, em que identificamos reflexões sobre o fazer fotográfico e usos culturais e artísticos da fotografia, a partir das referências ao artista norte-americano, que se entrecruzam com as referências acerca do próprio processo artístico de Leila. O objetivo deste artigo é, dessa maneira, refletir sobre o poema como um lugar de encontro entre as diferentes práticas artísticas, bem como elo entre as produções poético-visuais de Danziger e as fotografias e instalações de Smithson, evidenciadas pelo próprio poema. Para isso, traçaremos uma trajetória que parte das produções artístico-fotográficas de Danziger até a sua lírica, a qual nos possibilitará também tecer reflexões sobre a produção artística do próprio Robert Smithson.

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Biografia Autor

Mariane Pereira Rocha, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Professora de Literatura e Língua Portuguesa no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul),
doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Rocha, Mariane Pereira, e Aulus Mandagará Martins. 2021. «As Fotografias Compulsivas De Leila Danziger: Reflexões Sobre O Encontro Entre Poesia E Fotografia Em “Robert Smithson” ». Matlit: Materialidades Da Literatura 9 (1):167-83. https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_10.

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Secção Temática | Thematic Section