Do potencial narrativo dos fotolivros: uma análise do livro Niagara de Alec Soth
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_9Palavras-chave:
narrativa, fotografia, fotolivro, storyworld, worldmakingResumo
As narrativas visuais têm um lugar importante na história dos artefactos culturais humanos. Numa sequência de imagens, a justaposição de signos visuais oferece um potencial narrativo. As qualidades narrativas das imagens fotográficas foram exploradas desde seus princípios através do livro como mídia. Ao apropriar-se do livro como artefacto originário da literatura, a fotografia o adaptou para seus próprios fins. Tal apropriação levanta a questão de quais estratégias são empregadas nos fotolivros para fazer as histórias surgirem. A partir do campo dos Estudos Narrativos e dos conceitos de storyworld e worldmaking, este artigo investiga a construção narrativa no fotolivro Niagara (2006), produzido pelo fotógrafo Alec Soth. Nosso estudo demonstra que certas estratégias utilizadas em textos literários são análogas ao espaço do fotolivro. Concluindo, argumento que o fotolivro é um objeto cultural portador de possibilidades narrativas inestimáveis, especialmente porque proporciona liberdade ao leitor/espectador para a prática de worldmaking.
Downloads
Referências
BRETON, André (1998). Nadja. Paris: Gallimard.
BRUNER, Jerome (1991). “The Narrative Construction of Reality.” Critical Inquiry. 18.1:1-21.
BRUNER, Jerome (2010). “Narrative, Culture, and Mind.” Telling Stories: Language, Narrative, and Social Life. Eds. Deborah Schiffrin et al. Washington DC: Georgetown University Press. 45-50.
FLUDERNIK, Monica (1993). The Fictions of Language and the Languages of Fiction: The Linguistic Representation of Speech and Consciousness. London: Routledge.
GOODMAN, Nelson (1978). Ways of Worldmaking. Hemel Hempstead: Harvester Press.
LUGON, Olivier (2001). Le style documentaire. Paris: Macula.
PARR, Martin, and Badger, Gerry (2004). The Photobook: A History – vol. 1. London: Phaidon.
RYAN, Marie-Laure. (2007). “Toward a Definition of Narrative.” The Cambridge Companion to Narrative. Ed. David Herman. Cambridge: Cambridge University Press. 22-36. DOI: 10.1017/CCOL0521856965.002.
RYAN, Marie-Laure, Jan-Noël Thon, eds. (2014). Storyworlds across Media – Towards a Media-Conscious Narratology. Lincoln, NE: University of Nebraska Press.
SEBALD, W.G. (2011). Austerlitz. New York: Random House.
SOTH, Alec (2006). Niagara. Göttingen: Steidl.
SPEIDEL, Klaus (2013). “Can a Single Still Picture Tell a Story? Definitions of Narrative and the Alleged Problem of Time with Single Still Pictures.” DIEGESIS. 2.1: 173-194.
WOLF, Werner (2014). “Framings of Narrative in Literature and the Pictorial Arts.” Storyworlds across Media – Towards a Media-Conscious Narratology. Eds. Marie-Laure Ryan and Jan-Noël Thon. Lincoln, NE: University of Nebraska Press. 126-147.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alfredo Brant

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.