Montagem intelectual em Viagem pelo Fantástico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_7

Palavras-chave:

montagem, fotolivro, livro de artista, Viagem pelo Fantástico, Boris Kossoy

Resumo

Neste artigo, demonstramos que Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy, é um caso exemplar de montagem como processo criativo em livros fotográficos. A obra é uma importante contribuição para o panorama mundial dos fotolivros. Vasta em experimentações, ela relaciona exercícios de expressão fotográfica à exploração de aspectos convencionais do suporte. Utilizamos a tipologia eisensteiniana para descrever e analisar de que maneira padrões combinatórios podem atuar como processos de produção de sentido neste livro fotográfico. Observamos que justaposições conhecidas como montagem intelectual consistem nos principais processos reguladores das relações que se estabelecem entre as partes do trabalho, sendo responsáveis por sua constituição como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIEL, Vincent (2007). Estética da Montagem. Lisboa: Texto e Grafia.

AUMONT, Jacques, and Lee Hildreth (1983). “Montage Eisenstein I: Eisensteinian Concepts.” Discourse 5. 41-99.

BORGES, Jorge Luis (1949). El Aleph. Buenos Aires: Editorial Losada.

BOSI, Alfredo (2006). História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix.

CALVINO, Italo (1988). Six Memos for the Next Millennium. Cambridge: Harvard University Press.

CORTÁZAR, Julio (1971). “Algunos aspectos del cuento.” Cuadernos Hispanoamericanos 255. 403-406.

CORTÁZAR, Julio (1949). Los Reyes. Buenos Aires: Gulab y Aldabahor.

DI BELLO, Patrizia, Colette Wilson, and Shamoon Zamir, eds. (2012). The Photobook: From Talbot to Ruscha and Beyond. London: Routledge.

EISENSTEIN, Sergei (1977). Film Form: Essays on Film Theory. Trad. Jay Leyda. New York: Harvest/HBJ Book.

EISENSTEIN, Sergei (2016). Sergei M. Eisenstein: Notes for a General History of Cinema. Eds. Naum Kleiman and Antonio Somaini. Amsterdam: Amsterdam University Press.

EISENSTEIN, Sergei (1957). The Film Sense, Trad. Jay Leyda. New York: Meridian Books.

ELLESTRÖM, Lars. 2010. “The modalities of media: A model for understanding intermedial relations.” Media Borders, Multimodality, and Intermediality. Ed. Lars Elleström. Houndmills: Palgrave Macmillan. 11–48.

FERNÁNDEZ, Horacio (2011). The Latin American Photobook. Nova York: Aperture.

FRANCO, Gustavo (2014). “Modos ficcionais e historicidade: Charles Dickens, Franz Kafka, Raymond Carver.” História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 7. 16: 121-137.

HJELMSLEV, Louis (1963). Prolegomena to a Theory of Language. Trad. Francis Whitfield. Madison: University of Wisconsin Press.

JAKOBSON, Roman (1959). “On Linguistic Aspects of Translation.” Translation. Ed. Reuben Brower. Cambridge: Harvard University Press.

KOSSOY, Boris (2002). Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial.

KOSSOY, Boris (1971). Viagem pelo Fantástico [Journey into the Fantastic]. São Paulo: Kosmos.

LAVIN, Maud, and Matthew Teitelbaum, eds. (1992). Montage and Modern Life, 1919-1942. Cambridge: Mit Press.

LOURENÇO, Allan (2017). “A fragmentação da experiência em Baudelaire por Walter Benjamin.” Cadernos Benjaminianos 13. 2: 243-261.

NEMCHENKO, Lilia (2018). “Montage as the Meaning-generative Principle of Avant-garde: From Montage in Cinema to Montage in Theatre (Soviet and Post-Soviet Theatre and Cinema)”. KnE Social Sciences 11. 1: 114–131.

PEIRCE, Charles S. (1998). Essential Peirce: Selected Philosophical Writings 2, 1893–1913. Ed. Peirce Edition Project. Bloomington: Indiana University Press. [Reference to vol. 2 of Essential Peirce was designated EP 2.].

PEIRCE, Charles S. (1931–1966). The Collected Papers of Charles S. Peirce, 8 vols. Eds. Charles Hartshorne et al. Cambridge: Harvard University Press. [Reference to Peirce’s papers was designated CP followed by volume and paragraph number.].

PHILLIPS, Christopher (1992). “Introduction”. Montage and Modern Life, 1919-1942. Eds. Maud Lavin, and Matthew Teitelbaum. Cambridge: Mit Press.

QUEIROZ, João, and Pedro Atã (2019). “Intersemiotic translation, cognitive artefact, and creativity”. Adaptation 12.3: 298-314.

RAJEWSKY, Irina (2005). “Intermediality, intertextuality, and remediation: A literary perspective on intermediality”. Intermédialités 6. 43–64.

RIEDEL, Dirce (2017). “Machado de Assis: a consciência do tempo.” Revista Brasileira de Literatura Comparada 1. 1: 110-116.

WOLF, Werner (2002). “Intermediality Revisited. Reflections on Word and Music Relations in the Context of a General Typology of Intermediality”. Word and Music Studies: Essays in Honor of Steven Paul Scher on Cultural Identity and the Musical Stage. 13-34.

WOLF, Werner (2011). “(Inter)mediality and the Study of Literature”. CLCWeb: Comparative Literature and Culture 13. 3: 1-9.

WOLF, Werner (2009). “Relations between Literature and Music in the Context of a General Typology of Intermediality”. Comparative Literature: Sharing Knowledges for Preserving Cultural Diversity 1. 133-155.

##submission.downloads##

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Vitorio, Ana Paula. 2021. «Montagem Intelectual Em Viagem Pelo Fantástico». Matlit: Materialidades Da Literatura 9 (1):115-31. https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_7.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section