Montagem intelectual em Viagem pelo Fantástico
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_7Palavras-chave:
montagem, fotolivro, livro de artista, Viagem pelo Fantástico, Boris KossoyResumo
Neste artigo, demonstramos que Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy, é um caso exemplar de montagem como processo criativo em livros fotográficos. A obra é uma importante contribuição para o panorama mundial dos fotolivros. Vasta em experimentações, ela relaciona exercícios de expressão fotográfica à exploração de aspectos convencionais do suporte. Utilizamos a tipologia eisensteiniana para descrever e analisar de que maneira padrões combinatórios podem atuar como processos de produção de sentido neste livro fotográfico. Observamos que justaposições conhecidas como montagem intelectual consistem nos principais processos reguladores das relações que se estabelecem entre as partes do trabalho, sendo responsáveis por sua constituição como um todo.
Downloads
Referências
AMIEL, Vincent (2007). Estética da Montagem. Lisboa: Texto e Grafia.
AUMONT, Jacques, and Lee Hildreth (1983). “Montage Eisenstein I: Eisensteinian Concepts.” Discourse 5. 41-99.
BORGES, Jorge Luis (1949). El Aleph. Buenos Aires: Editorial Losada.
BOSI, Alfredo (2006). História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix.
CALVINO, Italo (1988). Six Memos for the Next Millennium. Cambridge: Harvard University Press.
CORTÁZAR, Julio (1971). “Algunos aspectos del cuento.” Cuadernos Hispanoamericanos 255. 403-406.
CORTÁZAR, Julio (1949). Los Reyes. Buenos Aires: Gulab y Aldabahor.
DI BELLO, Patrizia, Colette Wilson, and Shamoon Zamir, eds. (2012). The Photobook: From Talbot to Ruscha and Beyond. London: Routledge.
EISENSTEIN, Sergei (1977). Film Form: Essays on Film Theory. Trad. Jay Leyda. New York: Harvest/HBJ Book.
EISENSTEIN, Sergei (2016). Sergei M. Eisenstein: Notes for a General History of Cinema. Eds. Naum Kleiman and Antonio Somaini. Amsterdam: Amsterdam University Press.
EISENSTEIN, Sergei (1957). The Film Sense, Trad. Jay Leyda. New York: Meridian Books.
ELLESTRÖM, Lars. 2010. “The modalities of media: A model for understanding intermedial relations.” Media Borders, Multimodality, and Intermediality. Ed. Lars Elleström. Houndmills: Palgrave Macmillan. 11–48.
FERNÁNDEZ, Horacio (2011). The Latin American Photobook. Nova York: Aperture.
FRANCO, Gustavo (2014). “Modos ficcionais e historicidade: Charles Dickens, Franz Kafka, Raymond Carver.” História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 7. 16: 121-137.
HJELMSLEV, Louis (1963). Prolegomena to a Theory of Language. Trad. Francis Whitfield. Madison: University of Wisconsin Press.
JAKOBSON, Roman (1959). “On Linguistic Aspects of Translation.” Translation. Ed. Reuben Brower. Cambridge: Harvard University Press.
KOSSOY, Boris (2002). Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial.
KOSSOY, Boris (1971). Viagem pelo Fantástico [Journey into the Fantastic]. São Paulo: Kosmos.
LAVIN, Maud, and Matthew Teitelbaum, eds. (1992). Montage and Modern Life, 1919-1942. Cambridge: Mit Press.
LOURENÇO, Allan (2017). “A fragmentação da experiência em Baudelaire por Walter Benjamin.” Cadernos Benjaminianos 13. 2: 243-261.
NEMCHENKO, Lilia (2018). “Montage as the Meaning-generative Principle of Avant-garde: From Montage in Cinema to Montage in Theatre (Soviet and Post-Soviet Theatre and Cinema)”. KnE Social Sciences 11. 1: 114–131.
PEIRCE, Charles S. (1998). Essential Peirce: Selected Philosophical Writings 2, 1893–1913. Ed. Peirce Edition Project. Bloomington: Indiana University Press. [Reference to vol. 2 of Essential Peirce was designated EP 2.].
PEIRCE, Charles S. (1931–1966). The Collected Papers of Charles S. Peirce, 8 vols. Eds. Charles Hartshorne et al. Cambridge: Harvard University Press. [Reference to Peirce’s papers was designated CP followed by volume and paragraph number.].
PHILLIPS, Christopher (1992). “Introduction”. Montage and Modern Life, 1919-1942. Eds. Maud Lavin, and Matthew Teitelbaum. Cambridge: Mit Press.
QUEIROZ, João, and Pedro Atã (2019). “Intersemiotic translation, cognitive artefact, and creativity”. Adaptation 12.3: 298-314.
RAJEWSKY, Irina (2005). “Intermediality, intertextuality, and remediation: A literary perspective on intermediality”. Intermédialités 6. 43–64.
RIEDEL, Dirce (2017). “Machado de Assis: a consciência do tempo.” Revista Brasileira de Literatura Comparada 1. 1: 110-116.
WOLF, Werner (2002). “Intermediality Revisited. Reflections on Word and Music Relations in the Context of a General Typology of Intermediality”. Word and Music Studies: Essays in Honor of Steven Paul Scher on Cultural Identity and the Musical Stage. 13-34.
WOLF, Werner (2011). “(Inter)mediality and the Study of Literature”. CLCWeb: Comparative Literature and Culture 13. 3: 1-9.
WOLF, Werner (2009). “Relations between Literature and Music in the Context of a General Typology of Intermediality”. Comparative Literature: Sharing Knowledges for Preserving Cultural Diversity 1. 133-155.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ana Paula Vitorio

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.