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Entrelaçando vozes: criar e partilhar literatura eletrónica
Vol. 11 Núm. 1 (2024)A arte e a literatura respondemde forma compulsiva a transformações sociopolíticas. Seja abertamente dedicadas/os a causas sociais ou inevitavelmente engolidas/os por ondas de mudança, escritores/as e artistas são influenciadas/os por mudanças dramáticas motivadas por questões locais ou globais, como por exemplo, mudanças climáticas, crise económica, conflitos militares e políticas governamentais repressivas ou coercivas. O campo da literatura eletrónica, cuja contínua reconfiguração está ligada a avanços tecnológicos, não é exceção a esse padrão. Equipada com a omnipresença da tecnologia em rede, bem como com software que pode analisar e retratar a realidade com grande detalhe, a literatura eletrónica encontra-se munida de ferramentas adequadas para expressar preocupações ambientais e sociais e para expor regimes opressivos e corruptos. Fortemente experimental e focada numa jornada introspetiva que visa explorar a amplitude criativa de tecnologias emergentes, a natureza autorreflexiva da literatura eletrónica também é frequentemente mobilizada para desafiar perspetivas normativas sobre literatura e arte, bem como para desafiar preconceitos profundamente enraizados.
Este número do MATLIT está ligado à Conferência ELO 2023, "Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change", que advogou o desmantelamento de barreiras económicas, políticas, linguísticas e culturais, focando-se na relação entre arte e sociedade, bem como no potencial subversivo da literatura eletrónica. A ELO2023 decorreu no Convento São Francisco, de onde é possível avistar a Universidade de Coimbra, bem como a Alta e a Baixa de Coimbra, desafiando assim a assimetria social representada pela divisão entre a parte alta e a baixa da cidade. O ELO Conference 2023 Media Arts Festival ofereceu aos participantes, e ao público em geral, a oportunidade de assistir a dois serões de performances realizados no Teatro Académico Gil Vicente, visitar uma exposição no Convento São Francisco (Arborescent || Resistance) e uma exposição sobre literatura digital infantil (Kids e-Lit Exhibition: Read, Imagine, Play) que decorreu no Exploratório da UC - Centro Ciência Viva. Durante esta conferência, explorámos a forma como a literatura eletrónica usa a sua abordagem crítica sobre os média, bem como a sua estreita afinidade com a computação, para assumir uma postura socialmente comprometida. Numa altura em que os muros voltavam a erguer-se, esta conferência examinou o papel da literatura eletrónica no desmantelamento de novas e velhas barreiras entre pessoas. O presente número é o resultado das discussões conduzidas nesta conferência e tem como objetivo partilhar com o leitor o conhecimento reunido neste evento. Ligado a um segundo número, “Spreading the word: preserving and analysing electronic literature” [Espalhar a palavra: preservar e analisar a literatura eletrónica], que também apresenta artigos escritos por participantes na ELO2023, no presente número, os artistas escrevem sobre o seu próprio trabalho e usam o meio digital para expressar as suas preocupações sobre questões sociais e ambientais.
Os editores
Daniela Côrtes Maduro
Paulo Silva Pereira
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Humanidades Digitales en America Latina
Vol. 10 Núm. 1 (2023)El concepto de “Humanidades Digitales”, aunque frecuente en el vocabulario académico desde hace más de una década, ha sido utilizado hasta el día de hoy con diferentes significados. Al mismo tiempo que designa una comunidad de prácticas, también puede entenderse como los discursos sobre estas prácticas, un conjunto de actividades transdisciplinares o un campo de conocimiento. Un consenso en torno a este concepto, sin embargo, si bien no ha encontrado una estabilidad crítica ni un campo unificado, es la idea de que representa un fuerte vínculo entre las Ciencias Humanas y Sociales y un conjunto de prácticas de producción y validación de conocimiento relacionadas con sociedades cada vez más dependientes de las tecnologías digitales.
La existencia de diversas historias y tradiciones regionales y nacionales no puede ser ignorada en este contexto, considerando que las sociedades no se encuentran en las mismas etapas de producción tecnológica y de democratización del acceso a las tecnologías. Dado que las HD a menudo reproducen y reconfiguran las asimetrías y desigualdades económicas, y frente a una carrera global para institucionalizar el campo y a una intensa competición por los fondos de investigación, sigue siendo importante reivindicar modelos metodológicos que escapen a la hegemonía de los paradigmas creados por los ejes angloamericanos y del norte de Europa, que han caracterizado la investigación de las nuevas tecnologías en Humanidades desde el inicio.
En vista de esto, este número de MATLIT pretende reunir artículos que reflexionen sobre formulaciones conceptuales, prácticas y métodos de las Humanidades Digitales en el contexto de los países latinoamericanos. Así, se pretende ampliar el debate sobre la geopolítica del campo y ofrecer una imagen diversificada de sus prácticas y tradiciones en diferentes espacios culturales. Desde una perspectiva situada, que articula un contexto específico de desarrollo tecnológico a la producción de conocimiento humanístico, es posible dar mayor visibilidad a enfoques que no solo presuponen lo digital como herramienta de investigación en las Humanidades, sino que también optan por el digital —y sus herramientas— como objeto de investigación.
Manaíra Aires Athayde (University of California, Santa Barbara)
Rejane C. Rocha (Universidade Federal de São Carlos) -
Fotolibros literarios: teoría e historia
Vol. 9 Núm. 1 (2021)Los fotolibros literarios se describen a menudo como casos paradigmáticos de intermediación. Los autores definieron la intermedialidad como “intertextualidad que traspasa las fronteras de los medios” y “relaciones intermodales en los medios”. En los fotolibros de literatura, al menos dos sistemas están estrechamente relacionados: el sistema verbal y la fotografía. La palabra parece estar ligada a la imagen fotográfica en una interacción bidireccional, involucrando influencias mutuamente moduladoras que conectan palabra e imagen fotográfica. Crean un sistema acoplado que puede describirse como un nuevo sistema o un nuevo género. Diseñado y producido desde finales del siglo XIX, este tipo de experimento multimodal (o género literario intermedio) ha atraído a escritores, fotógrafos y diseñadores de los más diversos dominios literarios y artísticos. En las últimas décadas, este fenómeno se ha vuelto cada vez más popular, como se atestigua a través de antologías y series de libros en los catálogos de muchas editoriales. El desarrollo tecnológico de los procesos de edición y publicación, la impresión digital, con imprentas más pequeñas y económicas, la aparición de editoriales independientes con nuevos canales de distribución, entre ellos la internet, contribuyó al surgimiento y consolidación del fotolibro como un género contemporáneo significativo. Este número reúne a especialistas de diferentes áreas de investigación (historia y crítica literaria, fotografía, semiótica, estudios de medios, estudios de intermedia y multimodalidad), interesados en el fotolibro como género literario específico.
Ana Luiza Fernandes (Pontificia Universidad Catolica de Rio de Janeiro)
Karl Erik Schollhammer (Pontificia Universidad Catolica de Rio de Janeiro)
João Queiroz (Universidad Federal de Juiz de Fora) -
Enseñanza de la literatura digital
Vol. 8 Núm. 1 (2020)A pesar de la evidente desproporción entre el volumen de investigación sobre literatura electrónica y el de la enseñanza de la literatura electrónica, durante el último cuarto de siglo han surgido algunos enfoques importantes para la enseñanza de la literatura electrónica. Particularmente en el campo de las humanidades digitales, pero también en la introducción de la literatura electrónica en la educación formal, desde el jardín de infancia y la escuela primaria, hasta la escuela secundaria y la universidad. Actualmente, la investigación sobre la enseñanza de la literatura electrónica se realiza llevando la literatura electrónica al aula e introduciendo experiencias de lectura literaria digital a los estudiantes. Sin embargo, estas prácticas están casi ausentes en todos los niveles docentes, quizás porque los llamados inmigrantes digitales, y no los nativos, son los que todavía están al mando. Los mayores cambios educativos aún no han llegado a las escuelas de manera significativa, con la excepción de algunas universidades.
El estudio de la literatura electrónica no pretende de ninguna manera negar o reemplazar la literatura impresa tradicional. Por el contrario, tiene la intención de abrir nuevos horizontes literarios mediante la lectura y el uso de diferentes formas de texto que desarrollen la competencia literaria de los estudiantes y, al mismo tiempo, mejoren la lectura de literatura impresa. La enseñanza de e-lit también debe tener en cuenta las posibles consecuencias de tener nativos digitales en clase para las prácticas de enseñanza y aprendizaje. De hecho, la investigación sobre la enseñanza de la literatura electrónica ha tendido a ser más analítica que práctica, por lo que es importante compartir experimentos pedagógicos y didácticos y mostrar cómo estos deben adaptarse tanto al tema de la literatura electrónica como a las competencias digitales.
Se han realizado algunos esfuerzos para ampliar el análisis y la terminología de los estudios literarios y crear una literacia electrónica, es decir, una forma de ver la literatura digital que va más allá del modelo de literacia impresa. Estos esfuerzos dieron respuesta a algunas de las preguntas planteadas por la migración de lo impreso a lo digital, más concretamente llenando el vacío de modelos críticos para la interpretación de este tipo de obras y terminología específica para analizar y enseñar literatura electrónica. Además de exigir familiaridad con las características literarias digitales, la enseñanza de e-lit también plantea la cuestión de si los profesores y los estudiantes deberían tener conocimientos de programación o incluso si es posible enseñar y comprender obras digitales, en profundidad, sin este conocimiento específico.
Finalmente, ¿debería el contexto educativo actual aprovechar el currículo oculto de los estudiantes nativos digitales explorando críticamente las posibilidades creativas, lúdicas y estéticas que ofrecen los objetos digitales? ¿Pueden los profesores, bibliotecarios, mediadores de lectura y otros agentes de educación literaria ignorar la literatura digital para niños y jóvenes, dado que invita a la participación lúdica de los lectores jóvenes, ampliando sus competencias creativas, imaginativas y críticas? ¿Cuál es la relevancia de estos artefactos, así como de sus dimensiones estéticas y expresivas para el desarrollo de una literacia crítica digital? Estas son algunas de las preguntas que se abordan en este número de MATLIT, que contiene una selección de artículos presentados originalmente en el coloquio internacional "Enseñanza de la literatura digital", organizado por el Programa de Doctorado en Materialidades de la Literatura y por el Centro de Literatura Portuguesa de la Facultad de Letras de la Universidad de Coimbra los días 25 y 26 de julio de 2019.
Ana Maria Machado (Universidad de Coimbra)
Ana Albuquerque e Aguilar (Universidad de Coimbra) -
Redes de Poesía Experimental: Circulaciones Materiales
Vol. 7 Núm. 1 (2019)As neovanguardas da década de 1950 experimentaram pela primeira vez com a produção de artefactos artístico-poéticos que transcenderam e desafiaram as definições e limites da literatura e das artes visuais. A poesia concreta tornou-se um movimento internacional que trabalhava com a herança da escrita experimental de ícones como Mallarmé, Joyce e Cummings, integrando práticas visuais e materiais na própria poesia. Durante as décadas de 1970 e 1980, a poesia experimental evoluiu enquanto prática internacional altamente colaborativa, integrando desde formatos visuais e sonoros até à instalação e à performance. A receção dessas práticas poéticas radicais oscilava também entre literatura e arte visual: poemas em formatos experimentais surgem frequentemente em revistas ou são apresentados em galerias como obras de arte, performances ou happenings.
De forma significativa, a poesia experimental proliferava em climas políticos adversos e procurava conexões à escala global. O fosso entre modernização tecnológica e desigualdade social era uma expressão visível dessas contradições, especialmente na América Latina. As sociedades eram invadidas por produtos industriais aos quais somente uma pequena parte da população tinha acesso. A rádio, a televisão e os meios impressos a cores incrementavam a circulação de informação embora os regimes repressivos em muitos países latino-americanos, na Península Ibérica e na Europa Oriental praticassem uma censura apertada. As práticas experimentais tornaram-se também uma corrente forte nos países democráticos da Europa Ocidental, como por exemplo em Itália, França e Países Baixos, onde o uso de materiais novos e o intercâmbio com colegas internacionais se tornou central.
Durante esses anos, a poesia experimental coincidiu em grande parte com a arte postal e até estabeleceu os primeiros círculos de arte postal na América Latina. O entrosamento da poesia com os seus materiais e meios tecnológicos tornou-se uma característica essencial. A fotocopiadora, por exemplo, tornou-se um meio tecnológico importante nas práticas poéticas experimentais. A partir de meados da década de 1990, a poesia experimental passou progressivamente a explorar as possibilidades do digital. Todavia, ainda hoje encontramos práticas analógicas que intervêm sobre o material físico, de que são exemplo Manual da Pedra (2013), de Carlito Azevedo, ou Rodapé Literário (2013), de Daniel Monteiro.
Pauline Bachmann (Universidade de Zurique)
Jasmin Wrobel (Universidade Livre de Berlim) -
Electronic Literature: Translations
Vol. 6 Núm. 3 (2018)ELO 2017
A ELO (Organização de Literatura Eletrónica) organizou a sua Conferência, Festival e Exposições de 2017, entre os dias 18 e 22 de julho, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, bem como em vários outros locais no centro histórico da cidade do Porto. Intitulada “Literatura Eletrónica: Filiações, Comunidades, Traduções”, a ELO'17 propôs “uma reflexão sobre diálogos e histórias por contar da literatura eletrónica, proporcionando um espaço de debate sobre as relações, negociações e movimentos identificáveis no campo da literatura eletrónica”. Teve como objetivo “contribuir para deslocar e re-situar as visões e histórias estabelecidas da literatura eletrónica, a fim de alargar e expandir o seu campo, mapear relações textuais descontínuas entre histórias e formas, e criar aparatos produtivos e poéticos através de combinações inesperadas”. O Volume 6 da revista MATLIT: Materialidades da Literatura publica artigos selecionados da ELO 2017. Os artigos foram divididos em três números de acordo com os tópicos da conferência: 6.1 Filiações, 6.2 Comunidades e 6.3 Traduções. Ensaios e artigos de investigação são publicados na “seção temática”, enquanto textos sobre projetos artísticos e instalações surgem na secção “mediarama”.
Traduções
Citamos a partir da descrição original do tema Traduções: “A literatura eletrónica é uma transação entre linguagem e código. Contém muitas vozes. Queremos entender a literatura eletrónica como tradução no sentido mais amplo possível.” Começando pelo diagnóstico provocatório de Stuart Moulthrop sobre o estado da nação eletrónica, o sentido alargado de tradução refletido neste número estende-se à remediação ou apropriação de modernistas europeus como Raymond Roussel e Fernando Pessoa, e à recriação dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Outros tópicos incluem a relação entre cognição algorítmica e humana, a tradução de Inanimate Alice para português, a edição eletrónica da autocensura, uma revisitação dos efeitos da hiperficção sobre a leitura das crianças e uma reflexão sobre a criação de recursos digitais para a literacia literária no contexto brasileiro. O artigo de Simon Biggs sobre a sua instalação imersiva de rastreamento do movimento fornece ainda outra abordagem para a noção expandida de tradução enquanto mediação material corporizada.
Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa)
Manuel Portela (Universidade de Coimbra) -
Electronic Literature: Communities
Vol. 6 Núm. 2 (2018)ELO 2017
A ELO (Organização de Literatura Eletrónica) organizou a sua Conferência, Festival e Exposições de 2017, entre os dias 18 e 22 de julho, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, bem como em vários outros locais no centro histórico da cidade do Porto. Intitulada “Literatura Eletrónica: Filiações, Comunidades, Traduções”, a ELO'17 propôs “uma reflexão sobre diálogos e histórias por contar da literatura eletrónica, proporcionando um espaço de debate sobre as relações, negociações e movimentos identificáveis no campo da literatura eletrónica”. Teve como objetivo “contribuir para deslocar e re-situar as visões e histórias estabelecidas da literatura eletrónica, a fim de alargar e expandir o seu campo, mapear relações textuais descontínuas entre histórias e formas, e criar aparatos produtivos e poéticos através de combinações inesperadas”. O Volume 6 da revista MATLIT: Materialidades da Literatura publica artigos selecionados da ELO 2017. Os artigos foram divididos em três números de acordo com os tópicos da conferência: 6.1 Filiações, 6.2 Comunidades e 6.3 Traduções. Ensaios e artigos de investigação são publicados na “seção temática”, enquanto textos sobre projetos artísticos e instalações surgem na secção “mediarama”.
Comunidades
Citamos a descrição original do tema Comunidades: “A literatura eletrónica é global. Cria um fórum no qual os sujeitos da rede global agem, lutando para definir a sua localização e a sua situação. Este tópico tem como objetivo alargar o entendimento relativo às comunidades de literatura eletrónica e ao modo como a literatura é relatada no seio de diversas comunidades de prática”. A abordagem eco-social de Eugenio Tisselli à materialidade da luz, e a crítica de Matthew Kirschenbaum à fixação tecno-experimental da comunidade e-lit interrogam muitos dos nossos próprios pressupostos sobre os meios digitais de produção social e artística. Estas interrogações iniciais ecoam também nas práticas de cinema digital analisadas por Will Luers e nos projetos feministas descritos por Maria Angel e Anna Gibbs. A gravação de som e a perceção aural, os usos do som na literatura eletrónica e a literatura digital para crianças são alguns dos temas abordados em artigos que analisam diferentes comunidades de prática.
Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa)
Manuel Portela (Universidade de Coimbra) -
Electronic Literature: Affiliations
Vol. 6 Núm. 1 (2018)ELO 2017
A ELO (Organização de Literatura Eletrónica) organizou a sua Conferência, Festival e Exposições de 2017, entre os dias 18 e 22 de julho, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, bem como em vários outros locais no centro histórico da cidade do Porto. Intitulada “Literatura Eletrónica: Filiações, Comunidades, Traduções”, a ELO'17 propôs “uma reflexão sobre diálogos e histórias por contar da literatura eletrónica, proporcionando um espaço de debate sobre as relações, negociações e movimentos identificáveis no campo da literatura eletrónica”. Teve como objetivo “contribuir para deslocar e re-situar as visões e histórias estabelecidas da literatura eletrónica, a fim de alargar e expandir o seu campo, mapear relações textuais descontínuas entre histórias e formas, e criar aparatos produtivos e poéticos através de combinações inesperadas”. O Volume 6 da revista MATLIT: Materialidades da Literatura publica artigos selecionados da ELO 2017. Os artigos foram divididos em três números de acordo com os tópicos da conferência: 6.1 Filiações, 6.2 Comunidades e 6.3 Traduções. Ensaios e artigos de investigação são publicados na “seção temática”, enquanto textos sobre projetos artísticos e instalações surgem na secção “mediarama”.
Filiações
Citamos a descrição original do tema Filiações: “Este tópico aborda várias perspetivas diacrónicas e genealógicas da literatura eletrónica, proporcionando espaço para estudos comparativos; arqueologias e transações por contar entre a literatura eletrónica e outras práticas expressivas e materiais”. Começando com a análise que Friedrich Bloch faz da construção paratextual do campo, os artigos reunidos neste número abordam diversos contextos históricos e práticas literárias relevantes para a compreensão da literatura eletrónica. Estes incluem a história inicial dos textos gerativos e combinatórios, a reinvenção da poética espacial de Mallarmé, a relação entre poesia concreta e poesia computacional, mas também a heterogeneidade das práticas digitais quando consideramos a semiótica social e as especificidades tecnológicas de localizações geográficas e tradições literárias distintas.
Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa)
Manuel Portela (Universidade de Coimbra) -
Vox Media: El Sonido en la Literatura
Vol. 5 Núm. 1 (2017)En el cruce de las vanguardias históricas con los cambios en las tecnologías de la comunicación, la literatura se abrió a las materialidades del sonido, de la voz y de la performance, en un proceso en que la mediación y la reproducción técnica no pararon de acelerar y dramatizar hasta la revolución digital (y a la especificidad histórica y tecnológica de la situación post-digital). Este proceso sufrió, todavía, la sobre posición del fenómeno de la masificación, al operar en gran medida en un escenario de «reoralización», aunque ya en los términos históricos de una «oralidad secundaria». De los ambientes más vanguardistas a los más masificados, de la Poesía Sonora al Spoken Word o al Slam Poetry, sin olvidar ese vasto territorio intermedio ocupado por las «lecturas (o recitales) de poesía», la consciencia de que el universo de la literatura abarca también esas dimensiones es hoy creciente: poesía fonética, poesía sonora, grabación de textos literarios (por sus propios autores o por otros lectores), musicalización de poemas (sobre todo, en los casos en los que la voz no llega al canto y se desplaza la canción como forma), lecturas de poesía o narrativa, spoken word, slam poetry, rap.
El volumen 5 de MATLIT explora, así, aquello a lo que llamamos la literatura en cuanto VOX MEDIA: la voz en cuanto medio de la literatura y las perturbaciones que el medio sufre por el efecto combinado de la performance y de las tecnologías de mediación, representación y reproducción, sin olvidar la tensión entre cuerpo y tecnología, entre la audibilidad/inaudibilidad del texto, entre el sonido y el sentido, entre la presencia física o ausencia del autor, etc. La intención es, no solo la de producir el catálogo y compendio de los efectos contemporáneos de la VOX MEDIA sobre la noción de literatura, sino también la de producir una arqueología de la VOX MEDIA y de todos los fenómenos recalcados por su invisibilidad histórica.
Osvaldo Manuel Silvestre (CLP, Universidad de Coimbra)
Felipe Cussen (IEA, Universidad de Santiago de Chile) -
Estudos Literários Digitais 2
Vol. 4 Núm. 2 (2016)A secção temática de MATLIT 4.2 é composta por uma seleção de artigos baseados nas comunicações apresentadas no colóquio internacional “Estudos Literários Digital | Digital Literary Studies”, que teve lugar a 14 e 15 de maio de 2015 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o colóquio foi uma organização conjunta do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Arquivo LdoD e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, tendo reunido 60 investigadores, oriundos de 17 países, representando 42 instituições de ensino e investigação. Este é o segundo de um conjunto de dois números com origem no colóquio (Vols. 4.1 e 4.2).
A digitalização de artefactos e práticas literárias, a adoção de métodos computacionais para modelação, edição e análise de texto, bem como o desenvolvimento de formas colaborativas de investigação e ensino através de plataformas e redes de telecomunicação são três dimensões da relocalização da literatura e dos estudos literários no meio digital. O objetivo do volume 4 é contribuir para o mapeamento de práticas materiais e processos interpretativos de estudos literários numa ecologia medial em mudança. Entre os temas abordados neste número, destacamos a análise literária computacional (TEI e anotação semântica, TEI e Linked Open Data, corpora e análise estilística, teoria literária e teoria de rede, macroanálise e visualização), a edição crítica digital, a escrita computacional (escrita descriativa e geração automática de texto, internet e micronarrativa), assim como o ensino e a divulgação de formas e práticas literárias digitais. Este número contém uma amostragem de métodos, objetos e projetos em curso no campo dos estudos literários digitais.
Manuel Portela (CLP, Universidade de Coimbra)
António Rito Silva (INESC-ID, Universidade de Lisboa) -
Estudos Literários Digitais 1
Vol. 4 Núm. 1 (2016)A secção temática de MATLIT 4.1 é composta por uma seleção de artigos baseados nas comunicações apresentadas no colóquio internacional “Estudos Literários Digital | Digital Literary Studies”, que teve lugar a 14 e 15 de maio de 2015 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o colóquio foi uma organização conjunta do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Arquivo LdoD e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, tendo reunido 60 investigadores, oriundos de 17 países, representando 42 instituições de ensino e investigação. Este é o primeiro de um conjunto de dois números com origem no colóquio (Vols. 4.1 e 4.2).
A digitalização de artefactos e práticas literárias, a adoção de métodos computacionais para modelação, edição e análise de texto, bem como o desenvolvimento de formas colaborativas de investigação e ensino através de plataformas e redes de telecomunicação são três dimensões da relocalização da literatura e dos estudos literários no meio digital. O objetivo do volume 4 é contribuir para o mapeamento de práticas materiais e processos interpretativos de estudos literários numa ecologia medial em mudança. Entre os procedimentos explorados neste número, destacam-se a análise literária computacional (narratologia computacional, corpora e tradução, macroanálise e visualização) e a escrita computacional (geração automática de texto, bem como narrativa hipertextual e intermédia em diferentes plataformas). Os limites do processamento digital e da dadificação das formas artísticas são ainda analisados a partir da história da estética informacional. Este número constitui uma pequena amostra de métodos, ferramentas, objetos e práticas digitais no campo dos estudos literários.
Manuel Portela (CLP, Universidade de Coimbra)
António Rito Silva (INESC-ID, Universidade de Lisboa) -
Artes, Média e Cultura Digital
Vol. 3 Núm. 1 (2015)A secção temática de MATLIT 3.1 é composta por uma selecção de artigos apresentados ao colóquio ActaMedia XI: Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, que teve lugar em 2014 nas cidades de Lisboa (Palácio Foz, 14-15 de novembro), Coimbra (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; 18-19 de novembro) e São Paulo (Centro Cultural de São Paulo, 3-4 de dezembro). Tratou-se de um evento que congregou investigadores vinculados ao COLABOR/Centro de Pesquisas em Linguagens Digitais (ECA-USP), ao Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP), ao Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e ao Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. Assim, os artigos agora reunidos, dando continuidade ao regime de colaboratório do simpósio, incidem sobre diferentes temas – no sentido de ‘problemas’ – referentes a materialidades e valores que se associam à mediação digital, prestando atenção crítica às novas tecnologias e às figuras da chamada ‘realidade virtual’, interrogando diferentes objectos no quadro dos estudos interartísticos, da transversalidade intermedial e das Humanidades Digitais. Estes trabalhos de investigação são complementados por uma entrevista a Eduardo Kac e, na secção ‘Mediarama’, pela apresentação de projetos de artistas portugueses e brasileiros que têm explorado expressivamente o meio digital. A secção temática visa, assim, contribuir para uma reflexão sistemática e teoricamente fundamentada sobre o meta-meio digital – as suas determinações materiais, as suas simbolizações culturais, os desafios que supõe para o pensamento, a imaginação e o fazer coisas.
Paulo Silva Pereira (CLP, Universidade de Coimbra)
Pedro Serra (Universidade de Salamanca) -
Livro e Materialidade
Vol. 2 Núm. 1 (2014)Parece ter passado o sobressalto a respeito do destino do livro causado em vagas sucessivas pelos familiar e reiteradamente chamados “novos meios”. Que o livro não morreu, que o livro até ganhou nova vida, que o livro afinal é insubstituível, que o livro é um instrumento aperfeiçoado e aperfeiçoável, são formulações hoje tão vulgares como as que lhe anunciavam a morte próxima por anacronismo ou desnecessidade. Por outro lado, o debate continua em torno da ideia de reedição do livro: quanto dos novos meios é afinal reedição do livro clássico? Quanto do livro clássico é afinal antecipação dos novos meios? Este número de MATLIT pretende intervir nesse debate centrando-o no problema da materialidade, sugerindo um percurso de regresso a partir da pergunta “o que ensinam os novos meios a respeito da materialidade do livro?”
Dessa pergunta se podem deduzir os tópicos do debate que MATLIT pretende prosseguir neste número.
Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa)
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Escrita e Cinema
Vol. 1 Núm. 2 (2013)Na sequência final de Un chien andalou (1929) de Luís Buñuel, o casal passeia pela praia de mãos dadas, no que seria um Happy End perfeito, não fora o último plano, situado na Primavera seguinte, em que do casal parecem restar apenas reproduções em cartão, arruinadas pela natureza. O filme termina pois em pleno imaginário romanesco (melodrama, final duplo, falso happy end), o que ajuda a perceber que, como nota Robert Short, o surrealismo não abandonou a narrativa nem virou costas à «arte de massas», aliás uma boa definição para o cinema nascente, quer em Hollywood quer em boa parte da Europa de então. Un chien andalou, lembre-se, começa com o intertítulo «Il était une fois», e o filme afasta-se das tentativas anteriores da vanguarda Dada ou surrealista no cinema (Man Ray, Desnos, Artaud) justamente por não destruir a produtividade da ideia de «contar uma história». O problema reside aqui mesmo, pois ao recusar a pura experimentação formal que definira até aí a vanguarda, Buñuel não recupera porém aquela versão oitocentista da literatura enquanto «arte de contar histórias para a burguesia», versão contra a qual se virá a erguer o movimento moderno. Lembremos aquele disclaimer de Mallarmé, figura maior da crítica da representação que alimentará a literatura moderna, segundo o qual versos não se fazem com ideias mas com palavras (ou aqueloutro de Valéry, incapaz de escrever frases como «A marquesa saiu às cinco horas»).
O que fica então da narrativa em Un chien andalou? A sabotagem do mecanismo da causa-efeito e, logo, da sequência narrativa, mas ao mesmo tempo a narrativa como teleologia (ou pulsão). Assim como da literatura fica um certo número de tropos – acima de todos a metonímia que nos dá a ver o trabalho do inconsciente – e um famoso efeito de assinatura produzido logo a abrir pelo autor-realizador ele-mesmo por meio de uma navalha de barba. A complexidade com que o filme inaugural de Buñuel aborda as relações entre escrita e literatura, de um lado, e cinema, do outro, situa-se pois muito para lá do quadro tradicional em que os estudos literários conceptualizam essa relação, quase sempre sob a égide da figura da «adaptação», com todas as suas noções de referência (precedência, traduzibilidade, fidelidade, etc.). Inversamente, é possível afirmar que o cinema tende a confundir a literatura, e em especial o romance, com a história, esquecendo ou menorizando as «palavras», para regressar a Mallarmé, e optando pelas «ideias». Contudo, não há cinema, mesmo no precedente histórico do mudo, sem escrita, da pré-produção (o argumento) à pós-produção (que pode ir da crítica à novelização do argumento, como ocorre em vários dos filmes UFA de Fritz Lang ou nos de Spielberg e George Lucas, mas também nos livros que o Godard tardio edita a partir dos textos – ou melhor: das frases – que escreve para os seus filmes) ou ainda à inscrição no corpo do filme de subtítulos, separadores, citações, etc. (pense-se nos casos maiores de, de novo, Godard, ou Greenaway). E há toda uma tipologia de «inscrições» da escrita em filmes: a produzida pela carta, pelo diário ou pela poesia, no momento da escrita ou da leitura, em tratamento ficcional ou documental. Refira-se ainda um género tão singular como o «filme ensaio», cuja ascendência literária é denunciada logo na sua designação, e cujo procedimento formal herda a inquirição do ensaio enquanto escrita híbrida e epistemologicamente vacilante.
O Volume 1.2 de MATLIT aborda uma gama alargada de ocorrências da materialidade e reflexividade da escrita no cinema, tentando reflectir sobre (i) a relação entre escrita e imagem fílmica, as possibilidades de descrição/ tradução mútua e os limites semióticos dessa descrição; (ii) a escrita no cinema, como tema e como inscrição; (iii) o cinema como escrita e linguagem e a linguagem e a escrita como analogias dos processos de significação no cinema; (iv) a forma como a materialidade da escrita no cinema nos ajuda a pensar a literatura como inscrição mais do que como ontologia. Este segundo número resulta de um esforço conjunto entre o Programa de Doutoramento «Estudos Avançados em Materialidades da Literatura» e o projecto FCT «Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema» (PTDC/CLE-LLI/ 120211/2010).
Osvaldo Manuel Silvestre (CLP, Universidade de Coimbra)
Clara Rowland (CEC, Universidade de Lisboa) -
Estranhar Pessoa com as Materialidades da Literatura
Vol. 1 Núm. 1 (2013)Este número inaugural da revista MATLIT dedica a sua secção temática ao colóquio «Estranhar Pessoa com as Materialidades da Literatura», realizado a 25 de maio de 2012 no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Este colóquio foi organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, pelo Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra e pelo Laboratório de Estudos Literários Avançados (ELAB) da Universidade Nova de Lisboa. Os artigos apresentados foram produzidos no âmbito de dois projetos de investigação em curso dedicados à obra de Fernando Pessoa: Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego (CLP, 2012-2015) e Estranhar Pessoa: Um Escrutínio das Pretensões Heteronímicas (ELAB e IFL, 2013-2015).
This inaugural issue of MATLIT dedicates its thematic section to the conference «Estranging Pessoa with the Materialities of Literature», which took place on May 25, 2012, at the Center for Portuguese Literature, University of Coimbra. This one-day conference was jointly organized by the Doctoral Program in Materialities of Literature, the Center for Portuguese Literature (CLP) at the University of Coimbra, and the Laboratory of Advanced Literary Studies (ELAB) at the New University of Lisbon. The selected papers are the result of two ongoing research projects about Fernando Pessoa's work: No Problem Has a Solution: A Digital Archive of the Book of Disquiet (CLP, 2012-2015) and Estranging Pessoa (ELAB and IFL, 2013-2015).
Manuel Portela (CLP, Universidade de Coimbra)
Osvaldo Manuel Silvestre (CLP, Universidade de Coimbra)