#VivaLaFrida: Nomear Frida Kahlo como performance tecnodiscursiva em plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_10-1_9Palavras-chave:
Humanidades Digitais, América Latina, Feminismo de Dados, Intelectuais Mulheres, Frida KahloResumo
O artigo parte do marco teórico-metodológico das Humanidades Digitais na América Latina, do Feminismo de Dados e da Análise Crítica Tecnocultural do Discurso para analisar postagens no Twitter sobre Frida Kahlo, em espanhol e em português, entre 2009 e 2023. Através de metodologias de extração e processamento de dados, utilizando os softwares Wolfram Mathematica e Python em Jupyter Notebooks, e combinando métodos quantitativos e qualitativos, analisamos o fluxo histórico de tweets, bem como as hashtags e os usuários mais
frequentes na publicação de tweets sobre Frida Kahlo. A partir da criação de nuvens de palavras em espanhol e em português, identificamos três principais modalidades pelas quais as práticas de nomeação de Frida Kahlo funcionam como performances ativistas que favorecem à constituição de comunidades e contra-comunidades que afirmam e mantém as suas identidades associadas à América Latina. Em primeiro lugar, esse significativo conjunto de tweets que analisamos mostra Frida Kahlo como um dos grandes ícones do mundo latinoamericano, hispano-americano e/ou mexicano. Em segundo lugar, a figura de Frida Kahlo visibiliza e mobiliza movimentos sociais, seja no âmbito do feminismo, dos direitos LGBTQIA+ ou/e de pessoas com deficiência. Em terceiro lugar, a imagem de Frida Kahlo está associada à comercialização de uma enorme quantidade de objetos e produtos dos mais diversos tipos. Esse conjunto de tweets mostra ainda que boa parte do público não tem uma atitude passiva diante desse fenômeno de mercantilização; pelo contrário, a artista se torna parte essencial de uma série de debates com posicionamentos opostos. Desse modo, nomear Frida Kahlo permite construir posicionamentos em torno de identidades comunitárias, das noções de latino-americano, da sexualidade e do gênero, e permite intervir de modos diversos no mercado do consumo cultural.
Downloads
Referências
ANDERSEN, Margaret; COLLINS, Patricia Hill (2016). Race, Class & Gender. An Anthology. Boston: Cengage Learning.
ANKORI, Gannit; PARDES, Ilana; GINSBERG, Ruth (2006). “Moses, Freud and Frida Kahlo.” In PARDES, Ilana (ed.). New Perspectives on Freud’s “Moses and Monotheism”. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.
BAILEY, Moya (2015). #transform(ing)DH Writing and Research: An Autoethnography of Digital Humanities and Feminist Ethics. Digital Humanities Quarterly, v. 9, n. 2. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/9/2/000209/000209.html
BENJAMIN, Ruha (2019). Race After Technology: Abolitionist Tools for the New Jim Code. NY: Polity Press.
BLAY, Eva Alterman; AVELAR, Lúcia (2017). 50 Anos de Feminismo: Argentina, Brasil e Chile: A construção das mulheres como atores políticos e democráticos. São Paulo: EDUSP.
BROCK, André (2020). Distributed Blackness. African American Cybercultures. New York: New York University Press.
CALLAWAY, Elizabeth. et al (2020). The Push and Pull of Digital Humanities: Topic Modeling the “What is digital humanities?” Genre. Digital Humanities Quarterly, v. 14, n. 1. Disponível em: https://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/14/1/000450/000450.html
CÁRCAMO, Mirna Paiz (2017). Rosa María o la mujer en la guerrilla (en Rosa María: Una mujer guerrillera. Relatos de la insurgencia guatemalteca en los años sesenta, 2015). In GUZMÁN, Alejandra de Santiago; BORJA, Edith Caballero; ORTUÑO, Gabriela González (eds.). Mujeres Intelectuales: Feminismos y Liberación en América Latina y el Caribe. Buenos Aires: CLACSO.
CASTRO, Celso (2020). Dossiê Humanidades Digitais. Estudos Históricos, v. 33, n. 69. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/4179
COSTA, Julia Lourenço; BARONAS, Roberto Leiser (2020). Feminismos em Convergências: Discurso, Internet e Política. Coimbra: Grácio Editor.
DAFLON, Verônica Toste; SORJ, Bila (2021). Clássicas do Pensamento Social. Mulheres e Feminismos no Século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.
DATAREPORTAL (2023). Twitter Statistics and Trends. 19 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://datareportal.com/essential-twitter-stats
D’ANDREA, Carlos (2020). Pesquisando Plataformas Online: Conceitos e Métodos. Salvador: EDUFBA.
DEL RIO RIANDE, Gimena; FIORMONTE, Domenico (2022). The Peripheries and Epistemic Margins of Digital Humanities. In O’SULLIVAN, James (ed.). The Bloomsbuy Handbook to Digital Humanities. London: Bloombsbury. Disponível em: https://www.aacademica.org/gimena.delrio.riande/204
D’IGNAZIO, Catherine; KLEIN, Lauren F. (2020). Data Feminism. Cambridge: MIT Press.
FERNÁNDEZ L’HOESTE, Héctor; RODRÍGUEZ, Juan Carlos (eds.) (2020). Digital Humanities in Latin America. Gainesville: University Press of Florida.
FRIEDMAN, Elisabeth Jay (2017). Interpreting the Internet: Feminist and Queer Counterpublics in Latin America. Los Angeles: University of California Press. DOI: https://doi.org/10.1525/california/9780520284494.001.0001
GALLO, Ruben (2015). Freud’s Mexico: Into the Wilds of Psychoanalysis. Cambridge: MIT Press.
GUEDES DE MELLO, Anahi (2020). “Frida Kahlo era quadruplamente defiça”. 3 de setembro de 2020. Twitter. Disponível em: https://twitter.com/anahigm75/
status/1301613805428932614
HOCHMAN, Gilberto; LIMA, Nísia Trindade (2015). Médicos Intérpretes do Brasil. São Paulo: Hucitec.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (ed.) (2020). Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar dos Tempos.
JOSIOWICZ, Alejandra (2020). Gênero e história. Estudos Históricos, v.33, n. 70, p. 221-226. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/81280
___ (2021a). Humanidades Digitais e Leitura no Twitter: “Um placebo sanador em tempos de covid-19”. Estudos Históricos, v. 34, n. 73, pp. 343-366. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210207
___(2021b). A performatividade do nomear no Twitter: Contrapúblicos digitais antirracistas e feministas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 31, n. 4, pp. 209-237. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/34548
LAUDANO, Claudia Nora (2019). #NiUnaMenos en Argentina. Activismo digital y estrategias feministas contra la violencia hacia las mujeres. In NATHANSOHN, G.; ROVETTO, F. (eds.). Internet e Feminismos: Olhares sobre violências sexistas desde América Latina. Bahia: EdUFBA. Disponível em: https://www.memoria.fahce.
unlp.edu.ar/libros/pm.3711/pm.3711.pdf
LEE, Monica; MARTIN, John Levi (2015). Coding, counting and cultural cartography.
American Journal of Cultural Sociology, v. 3, p. 1-33. Disponível em: https://doi.
org/10.1057/ajcs.2014.13
MICELI, Sergio; MYERS, Jorge (2019). Retratos Latino-Americanos. A Recordação Letrada de Intelectuais e Artistas do Século XX. São Paulo: Edições Sesc São Paulo.
MILAN, Stefania et al (2019). Datafication from Below: Epistemology, Ambivalences, Challenges. Crossing Boundaries. Tecnoscienza: Italian Journal of Science and Technology Studies, v. 10, n. 1, pp. 89-113. Disponível em: http://www.tecnoscienza.net/index.php/tsj/article/view/381
PAVEAU, Anne-Marie (2021). Análise do Discurso Digital. Dicionário das Formas e das Práticas. Campinas: Ed. Pontes.
PIMENTA, Ricardo; ALVES, Daniel (2021). Humanidades digitais e o Mundo Lusófono. Rio de Janeiro: FGV Editora.
RICAURTE, P. (2022). Ethics for the majority world: AI and the question of violence at scale. Media, Culture & Society, v. 44, n. 4, pp. 726-745. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01634437221099612.
RICAURTE, Paola (2019). Data Epistemologies, The Coloniality of Power, and Resistance. Television & New Media, v. 20, n. 4, pp. 350-365. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1527476419831640. Acesso em 17-11-2022.
RICAURTE, Paola; CHAUDHURI, Sukanta; FIORMONTE, Domenico (2022). Global Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press.
RISAM, Roopika (2018). New Digital Worlds: Postcolonial Digital Humanities in Theory, Praxis and Pedagogy. Illinois: Northwestern Univ. Press.
RODRÍGUEZ, Ileana; SZURMUK, Mónia (2015). The Cambridge History of Latin American Women’s Literature. Cambridge: Cambridge University Press.
SILVA, Tarcízio (2020). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afro-Diaspó-ricos. São Paulo: LiteraRUA.
STEVANI GISLETTI, María Vanesa; MONTERO, Claudia (2020). El octubre chileno: voces y luchas feministas. Descentrada, v. 4, n. 1. Disponível em: https://doi.org/10.24215/25457284e111.
UNDERWOOD, Ted (2017). A genealogy of Distant Reading. Digital Humanities Quarterly, v. 11, n. 2. Disponível em: https://www.digitalhumanities.org/dhq/
vol/11/2/000317/000317.html
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Alejandra Josiowicz

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.