#VivaLaFrida: Nomear Frida Kahlo como performance tecnodiscursiva em plataformas digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_10-1_9

Palabras clave:

Humanidades Digitais, América Latina, Feminismo de Dados, Intelectuais Mulheres, Frida Kahlo

Resumen

O artigo parte do marco teórico-metodológico das Humanidades Digitais na América Latina, do Feminismo de Dados e da Análise Crítica Tecnocultural do Discurso para analisar postagens no Twitter sobre Frida Kahlo, em espanhol e em português, entre 2009 e 2023. Através de metodologias de extração e processamento de dados, utilizando os softwares Wolfram Mathematica e Python em Jupyter Notebooks, e combinando métodos quantitativos e qualitativos, analisamos o fluxo histórico de tweets, bem como as hashtags e os usuários mais
frequentes na publicação de tweets sobre Frida Kahlo. A partir da criação de nuvens de palavras em espanhol e em português, identificamos três principais modalidades pelas quais as práticas de nomeação de Frida Kahlo funcionam como performances ativistas que favorecem à constituição de comunidades e contra-comunidades que afirmam e mantém as suas identidades associadas à América Latina. Em primeiro lugar, esse significativo conjunto de tweets que analisamos mostra Frida Kahlo como um dos grandes ícones do mundo latinoamericano, hispano-americano e/ou mexicano. Em segundo lugar, a figura de Frida Kahlo visibiliza e mobiliza movimentos sociais, seja no âmbito do feminismo, dos direitos LGBTQIA+ ou/e de pessoas com deficiência. Em terceiro lugar, a imagem de Frida Kahlo está associada à comercialização de uma enorme quantidade de objetos e produtos dos mais diversos tipos. Esse conjunto de tweets mostra ainda que boa parte do público não tem uma atitude passiva diante desse fenômeno de mercantilização; pelo contrário, a artista se torna parte essencial de uma série de debates com posicionamentos opostos. Desse modo, nomear Frida Kahlo permite construir posicionamentos em torno de identidades comunitárias, das noções de latino-americano, da sexualidade e do gênero, e permite intervir de modos diversos no mercado do consumo cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDERSEN, Margaret; COLLINS, Patricia Hill (2016). Race, Class & Gender. An Anthology. Boston: Cengage Learning.

ANKORI, Gannit; PARDES, Ilana; GINSBERG, Ruth (2006). “Moses, Freud and Frida Kahlo.” In PARDES, Ilana (ed.). New Perspectives on Freud’s “Moses and Monotheism”. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.

BAILEY, Moya (2015). #transform(ing)DH Writing and Research: An Autoethnography of Digital Humanities and Feminist Ethics. Digital Humanities Quarterly, v. 9, n. 2. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/9/2/000209/000209.html

BENJAMIN, Ruha (2019). Race After Technology: Abolitionist Tools for the New Jim Code. NY: Polity Press.

BLAY, Eva Alterman; AVELAR, Lúcia (2017). 50 Anos de Feminismo: Argentina, Brasil e Chile: A construção das mulheres como atores políticos e democráticos. São Paulo: EDUSP.

BROCK, André (2020). Distributed Blackness. African American Cybercultures. New York: New York University Press.

CALLAWAY, Elizabeth. et al (2020). The Push and Pull of Digital Humanities: Topic Modeling the “What is digital humanities?” Genre. Digital Humanities Quarterly, v. 14, n. 1. Disponível em: https://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/14/1/000450/000450.html

CÁRCAMO, Mirna Paiz (2017). Rosa María o la mujer en la guerrilla (en Rosa María: Una mujer guerrillera. Relatos de la insurgencia guatemalteca en los años sesenta, 2015). In GUZMÁN, Alejandra de Santiago; BORJA, Edith Caballero; ORTUÑO, Gabriela González (eds.). Mujeres Intelectuales: Feminismos y Liberación en América Latina y el Caribe. Buenos Aires: CLACSO.

CASTRO, Celso (2020). Dossiê Humanidades Digitais. Estudos Históricos, v. 33, n. 69. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/4179

COSTA, Julia Lourenço; BARONAS, Roberto Leiser (2020). Feminismos em Convergências: Discurso, Internet e Política. Coimbra: Grácio Editor.

DAFLON, Verônica Toste; SORJ, Bila (2021). Clássicas do Pensamento Social. Mulheres e Feminismos no Século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos.

DATAREPORTAL (2023). Twitter Statistics and Trends. 19 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://datareportal.com/essential-twitter-stats

D’ANDREA, Carlos (2020). Pesquisando Plataformas Online: Conceitos e Métodos. Salvador: EDUFBA.

DEL RIO RIANDE, Gimena; FIORMONTE, Domenico (2022). The Peripheries and Epistemic Margins of Digital Humanities. In O’SULLIVAN, James (ed.). The Bloomsbuy Handbook to Digital Humanities. London: Bloombsbury. Disponível em: https://www.aacademica.org/gimena.delrio.riande/204

D’IGNAZIO, Catherine; KLEIN, Lauren F. (2020). Data Feminism. Cambridge: MIT Press.

FERNÁNDEZ L’HOESTE, Héctor; RODRÍGUEZ, Juan Carlos (eds.) (2020). Digital Humanities in Latin America. Gainesville: University Press of Florida.

FRIEDMAN, Elisabeth Jay (2017). Interpreting the Internet: Feminist and Queer Counterpublics in Latin America. Los Angeles: University of California Press. DOI: https://doi.org/10.1525/california/9780520284494.001.0001

GALLO, Ruben (2015). Freud’s Mexico: Into the Wilds of Psychoanalysis. Cambridge: MIT Press.

GUEDES DE MELLO, Anahi (2020). “Frida Kahlo era quadruplamente defiça”. 3 de setembro de 2020. Twitter. Disponível em: https://twitter.com/anahigm75/

status/1301613805428932614

HOCHMAN, Gilberto; LIMA, Nísia Trindade (2015). Médicos Intérpretes do Brasil. São Paulo: Hucitec.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (ed.) (2020). Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar dos Tempos.

JOSIOWICZ, Alejandra (2020). Gênero e história. Estudos Históricos, v.33, n. 70, p. 221-226. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/81280

___ (2021a). Humanidades Digitais e Leitura no Twitter: “Um placebo sanador em tempos de covid-19”. Estudos Históricos, v. 34, n. 73, pp. 343-366. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210207

___(2021b). A performatividade do nomear no Twitter: Contrapúblicos digitais antirracistas e feministas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 31, n. 4, pp. 209-237. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/34548

LAUDANO, Claudia Nora (2019). #NiUnaMenos en Argentina. Activismo digital y estrategias feministas contra la violencia hacia las mujeres. In NATHANSOHN, G.; ROVETTO, F. (eds.). Internet e Feminismos: Olhares sobre violências sexistas desde América Latina. Bahia: EdUFBA. Disponível em: https://www.memoria.fahce.

unlp.edu.ar/libros/pm.3711/pm.3711.pdf

LEE, Monica; MARTIN, John Levi (2015). Coding, counting and cultural cartography.

American Journal of Cultural Sociology, v. 3, p. 1-33. Disponível em: https://doi.

org/10.1057/ajcs.2014.13

MICELI, Sergio; MYERS, Jorge (2019). Retratos Latino-Americanos. A Recordação Letrada de Intelectuais e Artistas do Século XX. São Paulo: Edições Sesc São Paulo.

MILAN, Stefania et al (2019). Datafication from Below: Epistemology, Ambivalences, Challenges. Crossing Boundaries. Tecnoscienza: Italian Journal of Science and Technology Studies, v. 10, n. 1, pp. 89-113. Disponível em: http://www.tecnoscienza.net/index.php/tsj/article/view/381

PAVEAU, Anne-Marie (2021). Análise do Discurso Digital. Dicionário das Formas e das Práticas. Campinas: Ed. Pontes.

PIMENTA, Ricardo; ALVES, Daniel (2021). Humanidades digitais e o Mundo Lusófono. Rio de Janeiro: FGV Editora.

RICAURTE, P. (2022). Ethics for the majority world: AI and the question of violence at scale. Media, Culture & Society, v. 44, n. 4, pp. 726-745. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01634437221099612.

RICAURTE, Paola (2019). Data Epistemologies, The Coloniality of Power, and Resistance. Television & New Media, v. 20, n. 4, pp. 350-365. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1527476419831640. Acesso em 17-11-2022.

RICAURTE, Paola; CHAUDHURI, Sukanta; FIORMONTE, Domenico (2022). Global Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press.

RISAM, Roopika (2018). New Digital Worlds: Postcolonial Digital Humanities in Theory, Praxis and Pedagogy. Illinois: Northwestern Univ. Press.

RODRÍGUEZ, Ileana; SZURMUK, Mónia (2015). The Cambridge History of Latin American Women’s Literature. Cambridge: Cambridge University Press.

SILVA, Tarcízio (2020). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afro-Diaspó-ricos. São Paulo: LiteraRUA.

STEVANI GISLETTI, María Vanesa; MONTERO, Claudia (2020). El octubre chileno: voces y luchas feministas. Descentrada, v. 4, n. 1. Disponível em: https://doi.org/10.24215/25457284e111.

UNDERWOOD, Ted (2017). A genealogy of Distant Reading. Digital Humanities Quarterly, v. 11, n. 2. Disponível em: https://www.digitalhumanities.org/dhq/

vol/11/2/000317/000317.html

Publicado

2024-06-12

Cómo citar

Josiowicz, Alejandra. 2024. «#VivaLaFrida: Nomear Frida Kahlo Como Performance Tecnodiscursiva Em Plataformas Digitais». MATLIT: Materialidades De La Literatura 10 (1):146-69. https://doi.org/10.14195/2182-8830_10-1_9.

Número

Sección

Secção Temática | Thematic Section