Celebridades e comunicação pública
o engajamento de jovens para o alistamento eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_17_9Palavras-chave:
Celebridades, Comunicação Pública, Jovens, Alistamento eleitoralResumo
Após uma queda expressiva da participação de jovens nas eleições brasileiras, o Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha para incentivá-los a votar. Inesperadamente, celebridades progressistas também aderiram à campanha. Assim, este artigo tem como objetivo compreender qual o papel das celebridades no engajamento de jovens para que votassem nas eleições de 2022. Entende-se que a comunicação pública é um processo complexo envolvendo diversos atores sociais, ao mesmo tempo em que celebridades tem o potencial de provocar uma mudança por meio da idealização de seus fãs. O estudo exploratório a seguir utilizou a análise de conteúdo para observar publicações de cinco celebridades no Twitter. Anitta, Felipe Neto, Leonardo DiCaprio, Mark Hamill e Mark Ruffalo alcançaram juntos mais de um milhão de curtidas, interagindo com movimentos sociais e com seus seguidores. Isto mostra a relevância do discurso destes artistas para o debate público.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.