Confiança e uso dos media na União Europeia
determinantes socio-mediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_9Palavras-chave:
confiança nos media, uso dos media, confiança nas autoridades locais/regionais, EurobarómetroResumo
Compreender quais são os factores sócio-mediáticos que impactam na confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27.746 participantes dos 28 Estados-Membro da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística, que permita medir o impacto dos media e determinantes sócio-educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.
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