O que são notícias (automatizadas)?

Uma análise de conteúdo de artigos noticiosos escritos por algoritmos

Autores

  • Edson C. Tandoc Jr. Nanyang Technological University
  • Shangyuan Wu National University of Singapore
  • Jessica Tan Nanyang Technological University
  • Sofia Contreras-Yap Nanyang Technological University

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_6

Palavras-chave:

algoritmos, automatização, Bloomberg, análise de conteúdo, notícias

Resumo

O uso da automatização na produção de artigos noticiosos confronta o jornalismo com ameaças, oportunidades e ambiguidades. A automatização no jornalismo tem, assim, atraído muita atenção por parte dos académicos, desde a perspetiva dos jornalistas (humanos) à forma como as audiências processam os artigos noticiosos escritos com algoritmos. Estas pesquisas assumem que os artigos noticiosos escritos por humanos diferem dos artigos noticiosos escritos através de processos de automação. Mas será que são diferentes? Este estudo compara os artigos noticiosos escritos por humanos com os artigos noticiosos escritos por algoritmos publicados pela Bloomberg. Mobilizando os enquadramentos da teoria dos campos e do “boundary work”, descobrimos que as notícias escritas através de algoritmos partilham algumas semelhanças com notícias escritas por humanos, como o foco em acontecimentos atuais ou a utilização da pirâmide invertida. Mas também encontrámos diferenças. Primeiro, em termos de valores-notícia, os artigos noticiosos escritos por humanos tendem a exibir mais negatividade e impacto do que os artigos noticiosos escritos por algoritmos. Os artigos noticiosos escritos por humanos são mais suscetíveis de incluir interpretação, enquanto os artigos escritos por algoritmos tendem a ser mais curtos, sem utilizar fontes humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-12

Como Citar

C. Tandoc Jr., E., Wu, S., Tan, J., & Contreras-Yap, S. (2022). O que são notícias (automatizadas)? Uma análise de conteúdo de artigos noticiosos escritos por algoritmos. Media & Jornalismo, 22(41), 103-120. https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_6