A polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’
o dito e o não dito nos media
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_1Palavras-chave:
cidadania e desenvolvimento, jornalismo, mediatização, educação, escolaResumo
Cidadania e Desenvolvimento é uma disciplina autónoma e obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico desde o ano letivo 2018/2019, assumindo-se como uma componente curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Desde que foi implementada, a disciplina tem gerado alguma controvérsia, quer pela sua obrigatoriedade, quer pelos temas que propõe abordar. Em 2020, uma família de Famalicão, invocando o direito à objeção de consciência, impediu os seus dois filhos adolescentes de frequentarem as aulas de CeD. O caso ganhou maior atenção mediática com a publicação, nesse mesmo ano, de dois manifestos assinados por várias personalidades públicas. O primeiro pedia o fim da obrigatoriedade da disciplina e a liberdade de escolha dos pais; o segundo defendia a sua obrigatoriedade. Estes acontecimentos, e a polémica associada, foram objeto de discussão por parte da opinião pública e dos media. O presente estudo pretende analisar a cobertura mediática deste caso a partir de seis jornais nacionais (DN, JN, Observador, Público, Correio da Manhã e Expresso), nas suas versões impressas e online, entre 01 a 30 de setembro 2020, período de maior visibilidade e discussão pública. A partir da análise de 148 peças recolhidas, o estudo ajuda a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto nesta troca de argumentos e a forma como os diferentes media se posicionaram neste debate.
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