O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem

Palavras-chave: marketing de influência, influenciadores digitais, self-branding, YouTube, jovem

Resumo

Este estudo pretende identificar de que forma a jovem e bem-sucedida youtuber portuguesa Sofia Barbosa gere conteúdo pessoal e conteúdo comercial no seu canal, percebendo quais as estratégias que utiliza para conciliar autoexpressão e comercialismo. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. A youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas, com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário.

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Biografias Autor

Bárbara Janiques Carvalho, Universidade de Coimbra

Bárbara Janiques de Carvalho é doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra e no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Tem se dedicado a estudar as interações das crianças e jovens nas redes sociais nomeadamente sob a perspetiva da cultura do consumo contemporânea.

Sara Pereira, Universidade do Minho

Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade (CECS).

Lidia Marôpo, Instituto Politécnico de Setúbal

Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Setúbal e investifadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Carvalho, B., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_2