O Domínio da Arena Informativa Televisiva
O caso do primeiro mandato do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_5Palavras-chave:
Presidente da República, televisão, primeiro mandato, protagonista das notíciasResumo
Nesta pesquisa procuramos saber até que ponto, o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro mandato, foi um dos protagonistas das notícias nos canais de televisão generalista em sinal aberto e quais as razões que explicam esse facto. Assim, procedemos a uma análise quantitativa da presença do PR nos blocos informativos da RTP1, RTP2, SIC e TVI, ao longo dos 5 anos, em termos de número e tempo das notícias. Posteriormente, realizámos entrevistas a todos os jornalistas que, nesse período, foram Diretores de Informação das televisões. Concluímos que o PR foi o ator político principal das notícias televisivas nos primeiros três anos do seu mandato e, o segundo, nos dois anos finais, apenas atrás do Primeiro-ministro. Apresentamos um modelo assente em 3 vetores; pessoal, político e mediático – que explica o domínio da arena informativa televisiva do PR pela forma como se afirmou nestes três eixos.
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