O rádio na educação: explorando a linguagem radiofônica no estudo das artes
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_5Palavras-chave:
Rádio, mídia‑educação, linguagem radiofônica, oralidade, interatividadeResumo
A experiência brasileira revela que, apesar da presença do rádio nas escolas
básicas, seu potencial é subaproveitado por educadores que não detêm conhecimento aprofundado sobre a estrutura de sua linguagem, composta por palavra, músicas, efeitos sonoros e silêncio, sobretudo no que diz respeito a três aspectos centrais: a oralidade, a interatividade e a mídia‑educação. Assim, com base no conhecimento empírico das autoras e em literatura especializada, analisa‑se o potencial da linguagem radiofônica, considerada o alicerce para o uso educativo do rádio, tanto em suporte analógico quanto em digital. Contando com apoio de ambiente virtual, delineia‑se uma proposta para o ensino de artes, alinhada aos Parâmetros Curriculares Nacionais, que solicitam o despertamento da sensibilidade, da criatividade e o enfoque da diversidade de manifestações artísticas e culturais nas escolas básicas.
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